Direito do Trabalho

Abertas inscrições para o Grupo de Estudos sobre Direito à Moradia e Marxismo

Promover reflexão e produção teórica sobre o direito à moradia, a partir da metodologia materialista histórico-dialética, está entre os objetivos do Grupo de Estudos sobre Direito à Moradia e Marxismo (Gemoma), da Faculdade de Direito da USP, que recebe inscrição para novos integrantes até dia 17de março.

A intenção é desenvolver a reflexão sobre temas como o papel do capital monetário e da financeirização na expansão urbana e habitacional. De igual forma abordar os impactos desta expansão sobre o trabalhador e sobre suas condições de vida; o papel do Estado e do Direito neste processo; os processos de acumulação por desapossamento; o direito à moradia digna e seus elementos.

Também serão analisadas políticas públicas habitacionais; relação entre direito à moradia e direito à cidade; o papel dos movimentos sociais de moradia; a luta jurídica pelo direito à moradia; bem como as questões de gênero, raça e classe se interligam no processo de formação e reprodução do urbano.

Sob responsabilidade dos professores de Direito do Trabalho e da Seguridade Social Júlia Lenzi Silva; Marcus Orione Gonçalves Correia e Flávio Roberto Batista, são oferecidas 20 vagas, sendo dez para estudantes de Graduação da FDUSP; e dez destinadas a estudantes de qualquer unidade da USP ou de outras universidades, assim como para antigos alunos da SanFran e público interessado em geral.

Saiba como participar. Inscreva-se, aprimore-se: https://bit.ly/3IMDkP8

#fdusp #direitousp #direitodotrabalho #trabalhista