A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
BIBLIOTECA
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
EM ATIVIDADE
SENIORES
EMÉRITOS
APOSENTADOS
GALERIA DE PROFESSORAS
Opinião
Opinião

Ao Professor Emérito Eros Roberto Grau

Gilberto Bercovici, professor titular de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da USP 

 

A Universidade de São Paulo concede o título de Professor Emérito aos seus professores aposentados que tenham se distinguido por atividades didáticas e de pesquisa ou contribuído, de modo notável, para o progresso da Universidade. Eros Roberto Grau, professor titular aposentado de Direito Econômico, é uma das figuras mais proeminentes do pensamento jurídico brasileiro.  

 

Eros Grau é doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP desde 1973, ano em que inicia também sua carreira como docente da Universidade. Em agosto de 1977 tornou-se Livre Docente pela USP. Obteve, ainda, mediante concurso de títulos realizado em 1980, o título de professor adjunto do Departamento de Direito Econômico e Financeiro (DEF) da Faculdade de Direito da USP (FDUSP). Posteriormente, tornou-se professor titular de Direito Econômico do DEF-FDUSP, mediante concurso realizado em maio de 1990, função que exerceu até sua aposentadoria, em 2009. 

 

A importância doutrinária, política e pessoal de Eros Grau, em suas inúmeras manifestações no campo do Direito Econômico, da Filosofia e da Teoria Geral do Direito, da Economia Política e, de um modo geral, das Ciências Humanas, transparece em todos os seus trabalhos e em toda a sua atuação pública, como participante destacado do debate político e jurídico nacional, defensor incansável da ampliação da república democrática e social entre nós. Além disto, de 2004 a 2010, o professor Eros Grau exerceu a função de ministro do Supremo Tribunal Federal, contribuindo diretamente para a guarda e concretização da Constituição de 1988. 

 

A concessão deste título configura a merecida homenagem ao jurista, fino cultor do Direito Público, estudioso do Direito Econômico e dos mecanismos do funcionamento do sistema capitalista. Paralelamente à produção acadêmica no Direito Econômico, a reflexão do professor Eros Roberto Grau também se destacou no campo da Filosofia e da Teoria Geral do Direito, com contribuições inovadoras e originais no campo da hermenêutica e da interpretação/aplicação do Direito, especialmente da Constituição.  

 

A obra intelectual do professor titular Eros Roberto Grau inclui, portanto, publicações de extrema relevância científica e acadêmica, como Regiões Metropolitanas: Regime Jurídico (1974), Planejamento Econômico e Regra Jurídica (1978), Elementos de Direito Econômico (1981), Direito Urbano (1983), A Constituinte e a Constituição que Teremos (1985), Direito, Conceitos e Normas Jurídicas (1988), A Ordem Econômica na Constituição de 1988 (Interpretação e Crítica) (1990), Licitação e Contrato Administrativo (Estudos sobre a Interpretação da Lei) (1995), O Direito Posto e o Direito Pressuposto (1996), Ensaio e Discurso sobre a Interpretação/Aplicação do Direito (2002), republicado com o título Por Que Tenho Medo dos Juízes (A Interpretação/Aplicação do Direito e os Princípios), Sobre a Prestação Jurisdicional: Direito Penal (2010), além da coletânea de discursos Do Ofício de Orador (2006) e dos livros Triângulo no Ponto (2007), Paris, Quartier Saint-Germain-des-Prés (2012), Teu Nome Será Sempre Alice (2013) e A(s) Mulher(es) Que Eu Amo (2016) e inúmeros artigos e ensaios publicados em periódicos científicos no Brasil e no exterior. 

 

A postura política e intelectual do professor Eros Roberto Grau é responsável por seu prestígio nacional e internacional, tendo sido professor visitante em várias universidades estrangeiras, como a Universidade de Montpellier I e a Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne). No exterior, ainda, recebeu os títulos de Docteur Honoris Causa, outorgado pela Université de Cergy-Pontoise, França, em 27 de janeiro de 2009, de Docteur Honoris Causa, outorgado pela Université du Havre, França, em 2 de julho de 2009, e de Doctor Honoris Causa, outorgado pela Universidad Siglo 21, de Córdoba, Argentina, em 8 de setembro de 2005. No Brasil, recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa, outorgado pela UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em 19 de outubro de 2007, e de Doctor Scientiae et Honoris Causa, outorgado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 22 de outubro de 2010. 

A sua obra intelectual e o seu papel político em defesa da democracia, da ampliação da cidadania e do desenvolvimento nacional certamente o fazem merecedor desta dignidade universitária. Mas, mais do que tudo, Eros Grau foi, é e será sempre o mestre de gerações de alunos e de docentes das Arcadas do Largo São Francisco, inspirando e motivando a todos os que temos o privilégio de poder chamá-lo de Professor. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000