Educação

Em encontro com a diretoria, secretário Nacional de Justiça avalia a importância de aprimorar o ensino jurídico no País

Em São Paulo, Jean Uema conversou com Celso Campilongo, Ana Elisa Bechara; Paulo Henrique Pereira, presidente da Associação dos Antigos Alunos

Edição: Kaco Bovi

Ampliar o debate sobre o aprimoramento do Direito em todas das esferas de governo e do Judiciário, especialmente neste momento em que se avizinham as comemorações de 200 anos criação dos Cursos Jurídicos no Brasil, tem sido meta contante pela atual diretoria da Faculdade de Direito da USP. A questão esteve em discussão durante visita (23/05) do Secretário Nacional de Justiça, Jean Uema.

Na Associação dos Antigos Alunos da FDUSP, Uema foi recebido pelos diretores da SanFran, Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara; pelo presidente da Associação, Paulo Henrique Pereira, e por Daniel Frasson, vice-presidente da instituição.

Pautaram a conversa alguns caminhos para que o Ministério da Justiça e a Faculdade de Direito possam colaborar em temas relevantes para o Direito e a sociedade brasileira. “Foi uma conversa bem promissora”, assinalou Campilongo.

Para Ana Elisa, esses passos na direção de contribuir com a excelência do ensino jurídico são fundamentais não apenas para as academias de Direito, mas todos os setores da sociedade, bem como do Judiciário, Executivo Legislativo.

A docente, que compõe a Comissão da Câmara de Educação Superior para tratar da revisão geral das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Direito no País, acredita que o trabalho será fundamental para elaboração de pesquisa com todas as faculdades de Direito do Brasil, no sentido de conhecer os gargalos existentes e focar no aperfeiçoamento.

Recentemente, os diretores e a presidente da Comissão de Graduação da SanFran, Nina Ranieri, estiveram em Brasília para levar pessoalmente ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, o convite para que a Corte contribua com a pesquisa. Eles também foram ao Ministério da Justiça, onde se encontram com o ministro Ricardo Lewandowski, com mesmo objetivo.

E, em São Paulo, Celso Campilongo levou a questão ao presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (que é formado em Direito), em evento no Instituto dos Advogados de São Paulo. “Ele se mostrou bem solícito com a proposta de o Legislativo contribuir com o aprimoramento do Ensino Jurídico. De igual forma que os docentes da tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco possam ajudar nas propostas legislativas”, acrescentou o diretor da FDUSP.

#fdusp #direitousp #ensinojuridico #snj