“O 11 de Agosto é um dia Nacional. Assim como o 7 de setembro é o dia da Pátria, o dia 11 de agosto é a data da emancipação intelectual do Brasil. Tem de ser celebrado como data nacional, tão importante como as outras”. A avaliação do jurista Flavio Flores da Cunha Bierrenbach, ex-Ministro do Superior Tribunal Militar, retrata a importância dessa data para a democracia brasileira, que será marcada nesta quinta-feira (11/08) pela leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros – Estado Democrático de Direito Sempre”.
Bierrenbach acentua que a FDUSP, ao longo de quase 200 anos, sempre desempenhou o papel na vanguarda de ideias. “Não que tivesse havido alguma ideia unânime. A Faculdade de Direito é um palco exemplar de pluralidade de ideias. Assim foi, assim tem sido. Mas sempre prevaleceram as ideias de Justiça, de liberdade e de democracia”, diz.
“Neste ano, mais uma vez, no Largo de São Francisco, vamos começar uma avalanche democrática”, acrescenta.
Assim como foi na leitura da Carta aos Brasileiros, durante a Ditadura Militar, feita pelo professor Goffredo da Silva Telles Junior, em 08 de agosto de 1977, Bierrenbach acredita que neste ano, com a democracia outra vez ameaçada, o Largo de São Francisco assume o papel que sempre lhe coube: palco de defesa da democracia.
(texto e foto: Kaco Bovi)