Especiais

Alunos da Academia de Letras e do Nexo Governamental representam a FDUSP em várias atividades em Brasília

Diferentes agendas em Brasília marcaram viagem de um grupo de estudantes da Faculdade de Direito da USP no final de junho. Alunas e alunos da Academia de Letras e da extensão Nexo Governamental XI de Agosto buscaram fortalecer e reiterar o papel da FDUSP no cenário nacional de protagonismo no Judiciário, na política, nas artes e na cultura do Brasil.

Os grupos realizaram atividades em conjunto no Congresso Nacional, no Tribunal Superior Eleitoral, no Palácio do Itamaraty e no Supremo Tribunal Federal, onde assistiram ao julgamento do STF sobre o porte de canabis.

Fizeram também agendas próprias, segundo suas finalidades. A Academia de Letras, por exemplo, priorizou uma agenda pela cultura e diversidade, tendo reuniões nos Ministérios dos Povos Indígenas, da Cultura e da Justiça. Neste último entregaram ao ministro Ricardo Lewandowski, professor sênior da SanFran, uma homenagem como Membro Honorário da Academia. Também, a entidade buscou apoio de grupos internacionais, da ONU e de Embaixadas da África, América, Ásia e da Europa em prol de parcerias na promoção de iniciativas culturais e de internacionalização para os alunos da FDUSP.

Já o Nexo Governamental XI de Agosto focou suas atenções em reuniões com deputados, senadores, ministros de estado e ministros dos Tribunais Superiores. Estiveram com a ministra do STF Carmen Lúcia, e com o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso; e com o ministro Alexandre Padilha. Participaram de reuniões na CGU, no Palácio do Planalto, nos demais Ministérios e nos gabinetes parlamentares.

Foram realizados ainda encontros com antigos alunos de universidades de Brasília e de outras instituições.

Além do apoio da FDUSP, as instituições contataram com contribuições financeiras de professores, como Paulo Lucon, Departamento de Direito Processual da FDUSP.

#fdusp #direitousp #governo #judiciario #legislativo #executivo #governofederal #povosindigenas #ministeriodajustica #justica #academiadeletras #nexogovernamental