Os dirigentes aproveitaram para conhecer o Palácio do Comércio e conversaram sobre a circulação no entorno dos prédios da Faculdade
Durante uma visita cortesia à diretoria da Faculdade de Direito da USP o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, Hemilton Inouye; e o diretor de Planejamento e Projetos da CET, Valtair Ferreira Valadão; conversaram sobre melhorias na Região Central da cidade. Acompanhados pelo procurador-geral Legislativo da Câmara Municipal de São Paulo, Paulo Baccarin, foram recebidos pelos diretores Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara.
No bate-papo ressaltaram a importância da FDUSP para a revitalização do Centro, especialmente com o aumento de circulação de pessoas no entorno do Prédio Histórico, no Largo de São Francisco. Aproveitaram para conhecer o Palácio do Comércio, antigo prédio da Fecap, recentemente integrado à faculdade.
O encontro foi significativo para demonstrar que a SanFran, agora com o edifício ao lado (antiga Fecap) e com a construção da Nova Biblioteca, na Rua Riachuelo, trará ainda mais “vida para centro de São Paulo”, conforme ressaltou Campilongo. Principalmente com a possibilidade de agregação urbana entre os prédios.
Os diretores ressaltaram que (finalizados esses projetos) será um marco para as comemorações dos 200 anos da instituição, que ocorrerá em 11 de agosto de 2027.
Por sua vez, os dirigentes da CET ficaram entusiasmados pela arquitetura do local que também tombado e data de 1908 e que está muito bem preservado. O estilo da construção é eclético, com elementos Art Nouveau presentes nas treliças de sustentação do prédio, no corrimão da escada e vitrais. Também possui estilo clássico presente nas colunas e no pé direito duplo.
O diretor da FDUSP explicou que projeto arquitetônico é de Carlos Eckman, também responsável pelo Edifício Vila Penteado, na Higienópolis, onde funciona a Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura da USP. E ressaltou o fato de poder aumentar as atividades, com a realização de grandes eventos e aulas de professores de outras academias nacionais e internacionais. “Além de ajudar a revitalizar o Centro, ainda permitirá o aumento na internacionalização da Faculdade”, acredita. “Também trará uma ampliação na vida cultural muito importante para o Centro que sempre foi glorioso”.”
Edição: KB
#fdusp #direitousp #cet #cidade #centrosp #regiaocentral #revitalizacao #zeladoriaurbana