Vice-diretora da FDUSP, Ana Elisa Bechara, recebeu os principais envolvidos no projeto; edifício deve ficar pronto em meados de 2026
Para debater o andamento das obras do novo Prédio da bicentenária Biblioteca da Faculdade de Direito da USP, a diretora eleita (atual vice-diretora) da FDUSP, professora Ana Elisa Bechara, reuniu-se com os responsáveis pela obra e funcionários da instituição (31 de outubro). O objetivo é traçar as metas para a entrega do edifício, com tudo pronto e adequado, para uso da população acadêmica e externa, em meados de 2026.
Para atingir o propósito, é necessário dar andamento às compras de funcionalidade. Por isso, participaram do encontro os principais envolvidos no Plano. Estiveram os arquitetos Paulo Bruna e Pedro Bruna; o engenheiro Carlos Costa, da empresa ABR, responsável pelo gerenciamento da obra; a bibliotecária-chefe Maria Lucia Beffa; os responsáveis pela Divisão Administrativa, Maria Luiza Isern e Camilo Funchal; Fabio Carneiro, chefe da Seção Técnica de Informática, e Jorge Luís Braggio, responsável por obras e manutenção da Faculdade.
“Acertamos não apenas o andamento das obras, mas a compra de equipamentos, tanto de tecnologia quanto do mobiliário, para dispor de forma adequada o rico acervo da Biblioteca, que abriga livros raríssimos. São obras que contam a história jurídica, acadêmica e social brasileira”, disse Ana Elisa. “O importante é podermos contar com toda infraestrutura deste novo Prédio para nossos alunos, funcionários e demais visitantes”, acrescentou.
O projeto, elaborado pelo professor da FAU e arquiteto Paulo Bruna, prevê espaço para leitura de periódicos e tablets, salas de estudo, auditório e área de café para multiuso. Todos os ambientes serão providos de acesso à rede e tomadas.
A estrutura contará com dois monta-cargas de uso exclusivo para transporte de livros. Isso somado ao auditório, acervo de uso restrito e arquivos deslizantes, entre outros. Com entrada e saída voltadas para a rua Riachuelo, haverá ainda uma passagem lateral pelo 2º andar do Edifício Dalmo de Abreu Dallari.
Conforme explicou Carlos Costa, recentemente, foi concretada a laje do pavimento 14, no topo do edifício. Internamente, as obras avançam na instalação das tubulações do ar-condicionado, combate a incêndio, elétrica, hidráulica e fechamento em alvenarias. Significa dizer que o bicentenário biblioteca ganhará mais este local ainda em 2026.
Serão adquiridos, no início de 2026, o novo mobiliário e os equipamentos, com recursos provenientes da JBS, bem como os equipamentos de informática e toda a infraestrutura necessária, por meio de processo licitatório a ser realizado também no início de 2026, na Faculdade de Direito. As estantes destinadas ao acervo estão em vias de aquisição, sob gerenciamento da ABR, a fim de possibilitar o início de sua instalação.
A mudança dos acervos localizados no térreo (DIN, DCO, DCV, DTB) e no 2º andar (Periódicos) do Edifício Histórico, assim como no 2º andar (Circulante), no 3º andar (DPC, DPM) e no 4º andar (DES, DEF, DFD) do Edifício da Biblioteca Jurídica, começou a ser planejada por Maria Lucia Beffa. A contratação da empresa responsável pela mudança será realizada, igualmente, por meio de processo licitatório da Faculdade de Direito, com previsão para o primeiro semestre de 2026 e execução no segundo semestre do mesmo ano.
Edição: Kaco Bovi
#fdusp #direitousp #biblioteca #biblioteca200anos #bicentenario