A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
BIBLIOTECA
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
EM ATIVIDADE
SENIORES
EMÉRITOS
APOSENTADOS
GALERIA DE PROFESSORAS
Diretoria
Diretoria

Reunião marca etapa de preparação para aquisição de equipamentos do novo prédio da Biblioteca

Vice-diretora da FDUSP, Ana Elisa Bechara, recebeu os principais envolvidos no projeto; edifício deve ficar pronto em meados de 2026

 

Para debater o andamento das obras do novo Prédio da bicentenária Biblioteca da Faculdade de Direito da USP, a diretora eleita (atual vice-diretora) da FDUSP, professora Ana Elisa Bechara, reuniu-se com os responsáveis pela obra e funcionários da instituição (31 de outubro). O objetivo é traçar as metas para a entrega do edifício, com tudo pronto e adequado, para uso da população acadêmica e externa, em meados de 2026.

Para atingir o propósito, é necessário dar andamento às compras de funcionalidade. Por isso, participaram do encontro os principais envolvidos no Plano. Estiveram os arquitetos Paulo Bruna e Pedro Bruna; o engenheiro Carlos Costa, da empresa ABR, responsável pelo gerenciamento da obra; a bibliotecária-chefe Maria Lucia Beffa; os responsáveis pela Divisão Administrativa, Maria Luiza Isern e Camilo Funchal; Fabio Carneiro, chefe da Seção Técnica de Informática, e Jorge Luís Braggio, responsável por obras e manutenção da Faculdade.

“Acertamos não apenas o andamento das obras, mas a compra de equipamentos, tanto de tecnologia quanto do mobiliário, para dispor de forma adequada o rico acervo da Biblioteca, que abriga livros raríssimos. São obras que contam a história jurídica, acadêmica e social brasileira”, disse Ana Elisa. “O importante é podermos contar com toda infraestrutura deste novo Prédio para nossos alunos, funcionários e demais visitantes”, acrescentou.

O projeto, elaborado pelo professor da FAU e arquiteto Paulo Bruna, prevê espaço para leitura de periódicos e tablets, salas de estudo, auditório e área de café para multiuso. Todos os ambientes serão providos de acesso à rede e tomadas.

A estrutura contará com dois monta-cargas de uso exclusivo para transporte de livros. Isso somado ao auditório, acervo de uso restrito e arquivos deslizantes, entre outros. Com entrada e saída voltadas para a rua Riachuelo, haverá ainda uma passagem lateral pelo 2º andar do Edifício Dalmo de Abreu Dallari.

Conforme explicou Carlos Costa, recentemente, foi concretada a laje do pavimento 14, no topo do edifício. Internamente, as obras avançam na instalação das tubulações do ar-condicionado, combate a incêndio, elétrica, hidráulica e fechamento em alvenarias. Significa dizer que o bicentenário biblioteca ganhará mais este local ainda em 2026.

Serão adquiridos, no início de 2026, o novo mobiliário e os equipamentos, com recursos provenientes da JBS, bem como os equipamentos de informática e toda a infraestrutura necessária, por meio de processo licitatório a ser realizado também no início de 2026, na Faculdade de Direito. As estantes destinadas ao acervo estão em vias de aquisição, sob gerenciamento da ABR, a fim de possibilitar o início de sua instalação.

A mudança dos acervos localizados no térreo (DIN, DCO, DCV, DTB) e no 2º andar (Periódicos) do Edifício Histórico, assim como no 2º andar (Circulante), no 3º andar (DPC, DPM) e no 4º andar (DES, DEF, DFD) do Edifício da Biblioteca Jurídica, começou a ser planejada por Maria Lucia Beffa. A contratação da empresa responsável pela mudança será realizada, igualmente, por meio de processo licitatório da Faculdade de Direito, com previsão para o primeiro semestre de 2026 e execução no segundo semestre do mesmo ano.

 

Edição: Kaco Bovi

 

#fdusp #direitousp #biblioteca #biblioteca200anos #bicentenario

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000