A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Estado de Direito
Estado de Direito

Produção de professoras da FDUSP estão em Revista doutrinária do Supremo Tribunal Federal

“Produção de Mulheres em Direito Constitucional”, nova edição da coletânea “Bibliografia, Legislação e Jurisprudência Temática” do Supremo Tribunal Federal, tem entre as contribuições doutrinárias, citadas na obra, professoras da Faculdade de Direito da USP.

São destacadas as docentes Ada Pellegrini Grinover,

Anna Cândida da Cunha Ferraz, Fernanda Dias Menezes de Almeida, Eunice Aparecida Prudente, Maria Paula Dallari Bucci, Nina Ranieri, Ana Maria Nusdeo e Ana Elisa Bechara.

A publicação tem o objetivo de difundir a informação e promover o intercâmbio acadêmico com mulheres ilustres, além de fomentar uma alteração cultural no âmbito da academia jurídica, em especial na área constitucional. Conforme destacou o ministro Luiz Fux, na apresentação do trabalho, a proposta é contribuir para a transformação social, visando à construção de uma sociedade mais justa e uniforme do ponto de vista da igualdade de gênero.

Fux acrescentou que a iniciativa representa um primeiro passo para a criação de um repositório da produção intelectual das mulheres, que será alimentado periodicamente.

A obra contém indicações bibliográficas de autoras mulheres, legislação de garantia do direito das mulheres, além de disponibilizar conteúdo jurisprudencial sobre as principais questões decididas pela Corte e por Tribunais de outros países, com enfoque de apresentar precedentes atuais para demonstrar a forma de aplicação das normas constitucionais.

A doutrina indicada refere-se a diversos assuntos, entre eles, direito constitucional, princípio da dignidade humana, direitos fundamentais, ativismo judicial, controle de constitucionalidade, direitos e garantias individuais. Temas como mulher na magistratura, igualdade e identidade de gênero, discriminação racial, desigualdade social, bem como direito da mulher a uma vida livre de violência.

As citações são “Caminhos e descaminhos do controle jurisdicional de políticas públicas no Brasil”, Ada Pellegrini; “Racismo estrutural”, Eunice Prudente; “A interpretação do princípio da defesa do meio ambiente na ordem econômica e a extensão do direito ao meio ambiente, Ana Nusdeo; “Teoria do Estado: do estado de direito ao estado democrático de direito”, Nina Ranieri; “As ações afirmativas no Supremo Tribunal Federal: conexões entre direito e política na difícil promoção da equidade racial no Brasil”, Dallari Bucci; “Competências na Constituição de 1988”, Dias Menezes; “As mortes sem pena no Brasil: a difícil convergência entre direitos humanos, política criminal e segurança pública”, Bechara.

 

Confira publicação completa

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000