As comemorações do bicentenário da Faculdade de Direito da USP vêm ganhando corpo dia a dia. A cada reunião da diretoria com a comunidade acadêmica novas propostas vão surgindo. No último dia 03 de março, a diretora da FDUSP, Ana Elisa Bechara, recebeu a professora Patrícia Iglecias e o aluno de Graduação Breno Augusto Gonçalves, responsáveis pela organização do TEDxUSP na universidade.
No bate-papo, foi discutida a realização de uma edição especial do TEDxUSP em comemoração aos 200 anos da Faculdade de Direito. Instituída com a criação dos Cursos Jurídicos no País, a SanFran completa este marco em 11 de agosto de 2027. “O TEDx tem um formato muito interessante para disseminar informações por meio de atividades o que ajudará ainda mais a engrandecer as comemorações de nosso bicentenário”, acredita Ana Elisa.
Conforme explica a professora Patrícia, essa edição comemorativa nasce com o propósito de refletir sobre o legado histórico da Faculdade de Direito da USP, sua relevância institucional ao longo de dois séculos e sua contribuição para a construção do pensamento jurídico e democrático no país. ‘E não há forma mais significativa de contar um pouco dessa trajetória do que por meio de um TED Talk, marcando esse momento tão especial com ideias que conectam passado, presente e futuro”, assinala.
Criada em 1827, a Faculdade tem como missão ser pilar de estrutura do Estado Democrático de Direito, bem como para instituir para o desenvolvimento da Nação, pois se destinava a formar governantes e administradores públicos capazes de estruturar e conduzir o país recém-emancipado, com a Proclamação da Independência poucos anos antes (1822).
Da SanFran partiram os principais movimentos políticos da História do Brasil, conduzidos por seus estudantes ou egressos, desde o Abolicionismo, a luta contra a ditadura, a campanha das Diretas Já!, até os mais recentes combates diante das tentativas de golpe.
#fdusp #direitousp #tedtalk #fdusp200