Especiais

Família doa coleção de livros do professor Antônio Cintra ao acervo da Biblioteca

Uma coleção de mais de 500 obras, pertencente ao professor Antônio Carlos de Araújo Cintra, Direito Processual da Faculdade de Direito da USP, passou a fazer parte do acervo da Biblioteca da FDUSP. Doado pela família do docente, que faleceu em 2020, aos 86 anos, a coleção conta com os mais diversos temas, em vários idiomas, especialmente nas áreas do Direito Civil, Direito Romano, Filosofia, História do Direito, bem como dicionários, sermões do padre Vieira, História Natural.

Algumas obras trazem relação com o contexto da diversidade. Por exemplo, “A condição jurídica da mulher no Direito Luso Brasileiro”, um estudo histórico de autoria de Luiz Carlos de Azevedo. Esse a demonstrar a importância de ampliar o papel feminino na atuação dos mais diversos contextos sociais, essencialmente no campo jurídico.

Outros versam sobre Direito Processual Internacional ou acerca da cultura jurídica de outros países, como França e Itália. A diversificação de títulos inclui ainda exemplares como “Las palabras de la ley - Fondo de Cultura Económica”, de Sebastían Soler. Apenas para citar alguns entre tantos títulos doados, após Isabel Sallum, filha de Cintra ter passado uma lista para que a Biblioteca selecionasse a lista de interesse.

Para além de enriquecer o acervo, as publicações se transformam em canal de preservação da memória da cultura jurídica para as futuras gerações, permanecendo disponíveis como fonte de pesquisa.

Recentemente, ocorreu a doação de obras de editoras. Todos os livros recebidos são inseridos no acervo, depois de processada, e cadastrada no banco de dados Dedalus, para a ser canal de consulta local ou para empréstimo.

Formado pela FDUSP, turma de 1956, Araújo Cintra tomou posse como professor titular na instituição em 1986. Foi advogado, doutor e livre docente em Direito Processual pela SanFran e integrante honorário do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Foi coautor de "Teoria Geral do Processo", com Ada Pellegrini Grinover e Cândido Rangel Dinamarco. Deixou a advocacia em 1984 para ingressar na Magistratura como juiz do Tribunal de Alçada Criminal. Foi promovido pelo 5º Constitucional ao cargo de desembargador do TJ-SP.