Um debate acerca do sistema prisional brasileiro estará em evidência durante o “Seminário Internacional de Educação e Prisões”, que acontece dia 25 de abril, a partir das 09h30, no Auditório Rubino de Oliveira da Faculdade de Direito da USP. Coordenado pelo professor Sérgio Salomão Shecaira reunirá time de especialistas em Direito Penal e Criminologia nacionais e internacionai. Dentre os quais, a abertura contará com a professora Ana Elisa Bechara, vice-diretora da FDUSP.
A programação inclui “A Universidade nas Prisões”, com Juan Pablo Parchuc (Universidade de Buenos Aires); e Karina Biondi (Universidade Estadual do Maranhão). Na sequência será a vez de “O acesso de egressos/as prisionais no ensino superior”, com Sandro A. Silva Ferreira (Universidade Federal do Sul da Bahia), Katherine Martins e Dandara Zainabo (ambas do Nova Rota-FDUSP). A partir das 18h acontece ‘A Universidade nas Prisões”, com Gabriela Pasturino (Universidad de la República – Uruguay); Ramiro Gual (Universidade de Buenos Aires) e Flávia Maria da Silva (Humanitas360). Encerra as atividades o painel “A Criminologia dos Condenados, Extensão Universitária e Educação nas Prisões”, com Alexandre Aguiar (Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e Jeffrey Ian Ross (Universidade de Baltimore).
As inscrições devem ser feitas pelo link: https://encurtador.com.br/K9nJC
Shecaira explicou que existe um movimento no mundo no âmbito da criminologia chamado Convict Criminology, que é a criminologia dos condenados. “Essa criminologia dos condenados, reúne um grupo de pessoas. Eles vão até os presídios e ensinam criminologia para os condenados às penas privativas de liberdade. Fazem dissertações, teses, doutorados de pessoas condenadas e que estão dentro do cárcere”, afirma.
O docente cita como exemplo a Universidade de Westminster, a Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, onde há sistema de atendimento dentro dos presídios para pessoas que, já estão concluindo o nível médio. “Eles vão fazer uma pós-graduação, uma graduação, para estudar criminologia. Nós não temos isso aqui”, afirmou.
Por conta disso, acrescenta, no evento serão discutidos como fazer a educação dentro do cárcere e a educação fora do cárcere. “No nosso caso o ‘Nova Rota’ e o ‘GEDUCC’ fazem educação financiando pessoas que são egressas do cárcere, são pessoas que já saíram da prisão, que vão estudar e estão sendo custeadas por duas extensões da FDUSP.
De acordo com ele, o evento é uma oportunidade para checar informações e experiências de outros lugares, compartilhando e discutindo o tema de educação e prisões. “Isso também vai ser objeto de uma discussão ampla com a realização, inclusive, de um livro em que todos os convidados escreverão um artigo”, finaliza.
O Auditório Rubino de Oliveira fica no primeiro andar do Prédio Histórico. Largo de São Francisco, 95, Centro.
Inscreva-se, participe: https://encurtador.com.br/K9nJC
#fdusp #direitousp #criminalidade #prisoes #direitopenal #novarota #geducc #direitocriminal