FDUSP terá Sala de Apoio à Amamentação e de Regulação Sensorial

Inauguração acontece na próxima terça-feira, 2 de abril, a partir das 11h30

Edição: Kaco Bovi

Pensando no bem-estar de toda a comunidade acadêmica, a Faculdade de Direito da USP inaugura na próxima terça-feira (02/04), a partir das 11h30, um espaço de acolhimento e inclusão. A Sala de Apoio à Amamentação e de Regulação Sensorial, está localizada no 3º andar do Prédio Histórico. O local busca promover a valorização das diversidades e a satisfação emocional e cognitiva.

A iniciativa está em sintonia com a valorização das diversidades e de Política de Acessibilidade Pedagógica da instituição. “É pioneira e reflete nosso compromisso com a inclusão e o pertencimento”, ressaltam os diretores da FDUSP, Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara, e os integrantes da Comissão de Inclusão e Pertencimento.

Conforme assinalam, a Sala de Regulação Sensorial foi concebida como um ambiente acolhedor e seguro, oferecendo recursos cuidadosamente selecionados para proporcionar conforto e apoio para nossas alunas(os), funcionárias(os) e docentes.

Os equipamentos foram doados pela Spider P&E para estudantes com espectro autista. São formados por tapetes, com texturas diferenciadas; piscina de bolinha, balanço sensorial, almofadão

“Nossa sala é equipada com uma variedade de estímulos sensoriais controlados. Estes elementos foram projetados para ajudar à pessoa neurodivergente a se autorregular, promovendo o bem-estar emocional e cognitivo durante a jornada acadêmica e laboral”, acrescentam.

Ao inaugurar o espaço, a FDUSP reafirma seu compromisso em criar um ambiente inclusivo, onde todos se sintam valorizados e capacitados a alcançar seu pleno potencial.

Por sua vez, o espaço adequado ao apoio à amamentação, permite que alunas, funcionárias e docentes possam ter um ambiente favorável de estudo e de trabalho, ao mesmo tempo que cuidam de suas filhas(os). “Estamos orgulhosos de dar este passo importante em direção à promoção da diversidade de gênero, da neurodiversidade e ao apoio às necessidades individuais”.”

O local é dotado de poltronas para amamentação, fraldário, forno micro-ondas e uma cama de consultório médico, para primeiros socorros, entre outros equipamentos.

Parceria

A iniciativa do Espaço Sensorial foi possível por meio do compromisso firmado entre a Faculdade de Direito da USP e a Associação Nacional para Inclusão de Pessoas Autistas, instituição presidida por Guilherme de Almeida. Tem como vice-presidente, Silvano Furtado, estudante da FDUSP. E foi viabilizada pela doação de materiais de estímulo sensorial controlado pela Spider P&E. A empresa atua na instalação de equipamentos profissionais.

Para Furtado, trata-se de iniciativa fundamental da Faculdade no sentido de promover a inclusão. “Esse lançamento demonstra que o território livre é aberto a todas as subjetividades”, diz.

Almeida destaca que as salas de regulação sensorial são um recurso de acessibilidade para autistas, assim como a rampa é para cadeirantes. No entanto, ao contrário da rampa, a sala não garante apenas o acesso, mas também a permanência, o que é fundamental no contexto acadêmico. “Ficamos muito felizes por termos mediado a instalação desta sala na FDUSP, que tem estado na absoluta vanguarda quando falamos de inclusão no ensino superior", afirma.

#fdusp #direitousp #autistasbrasil #autismo #sensorial #amamentacao