A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Educação
Educação

"Faculdades deveriam ter recursos tecnológicos análogos aos de tribunais", diz Celso Campilongo

Alguns desafios enfrentados durante a pandemia e os que serão postos à frente na Faculdade de Direito da USP são abordados pelo novo diretor da FDUSP, professor Celso Fernandes Campilongo (DFD), em entrevista à Revista Conjur. O docente tomará posse nesta segunda-feira (21/02, às 18h00), com Ana Elisa Bechara (DPM), vice-diretora.

Conforme explica Campilongo, a crise sanitária forçou a todos a criação repentina de mecanismos para tentar assegurar o funcionamento das instituições sociais políticas, jurídicas e econômicas. Com a educação não foi diferente. Escolas e faculdades (públicas e privadas) tiveram de, às pressas, fazer uso da tecnologia para que as aulas pudessem ocorrer remotamente, impondo também o desafio pedagógico.

Na conversa com André Boselli, editor-chefe do Conjur, Campilongo analisou a qualidade do ensino jurídico, com ênfase ao presente, mas apontando soluções futuras; especialmente no quesito de fornecer, aos estudantes, ferramentas tecnológicas já evidenciadas no dia a dia de todo o sistema jurídico.

"A advocacia e o juiz têm de saber lidar com essas coisas todas, inteligência artificial, algoritmo, com essa capacidade de lidar com big data. Mas qual o treinamento que as faculdades de Direito oferecem hoje para ensinar a generalidade dos casos? Nenhum", assinala.

Com relação à advocacia, profissão na qual muitos dos egressos nos quadros das universidades mundiais se encaminham, o diretor avaliou o ranking de aprovação no Exame de Ordem, qualificativo para o ingresso na profissão. Tratou também das cotas raciais e sociais, bem como de estágio na Graduação.

“O perfil étnico do alunado e o perfil socioeconômico da USP de um modo geral mudaram bastante. Tivemos gradualmente uma expansão das cotas para quem veio de escola pública e cota étnica. Então, de cinco anos para cá, partimos de um percentual de cotas de 25% para atingir gradualmente mais 5% ao ano, de forma a que no ano passado, 2021, tínhamos 40% de cotas. E este ano passaremos a ter 45%”, disse. No quesito tecnológico, acrescentou: "Faculdades deveriam ter recursos tecnológicos análogos aos de tribunais".

 

Leia, compartilhe

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000