A abertura da Etapa de Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Faculdade de Direito da USP, no Auditório Rubino de Oliveira, reuniu professores, pesquisadores e estudantes para debater o aprimoramento na formação do pós-graduando para atividade didática de Graduação. O evento é organizado pelo cocoordenador do PAE da FDUSP, professor Homero Batista.
De acordo com o Homero, o primeiro painel refletiu sobre a importância das aulas expositivas para a graduação, sobretudo para as disciplinas teóricas fundamentais dos primeiros anos do bacharelado. Na abertura, o diretor da Faculdade, professor Celso Campilongo, falou aos presentes sobre a importância dessa preparação.
No primeiro painel, a professora Helena Regina Lobo, do Departamento de Direito Penal, discorreu sobre as virtudes da interação dos professores com os alunos, falando sobre a necessidade do respeito e do afeto.
Lembrou que a aula expositiva é uma técnica milenar, o que confirma que deve ter alguma razão de ser para ter enfrentado as mais diversas mudanças sociais e tecnológicas.
Conforme ela, o uso de metodologias ativas e dos recursos eletrônicos pode e deve ser feito como apoio e aprimoramento da docência. Porém, para boa parte das disciplinas da Graduação, esses recursos não deveriam substituir a aula expositiva.
A professora também compartilhou experiências de técnicas para cativar a atenção da plateia, desde o uso da voz como ferramenta de trabalho até as formas de motivação para leitura dos textos e engajamento em aula.
Na sequência, o monitor Victor ishikawa teceu comentários sobre a importância do orientado acompanhar as aulas teóricas do orientador sempre que possível, evitando fazer que a pesquisa de pós-graduação seja um evento solitário e restrito apenas a leitura e pesquise
Como mediador dos trabalhos, o professor Homero Batista, do Departamento de Direito do Trabalho, relatou o balanço positivo nas experiências das aulas positivas no seguimento da seguridade social e apresentou exemplos bem-sucedidos de envolvimento do aluno, traçando paralelo entre os períodos antes e depois da pandemia.
O ciclo continua com mais nove painéis até 16 de maio, sempre no período da manhã.