Especiais

"Por unanimidade é considerada a mais importante Faculdade de Direito do Brasil", diz diretor da FDUSP na Semana de Recepção aos Calouros

Edição: Kaco Bovi

Pertencimento, inclusão, dicas e desafios que os ingressantes vão encontrar dentro e fora das salas de aula ao longo (e após) a formação na principal e mais tradicional Academia de Direito do País, foram exaltados na abertura da Semana de Recepção às Calouras e aos Calouros (Serec), no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, ao período diurno.

“Por unanimidade é considerada a mais importante Faculdade de Direito do Brasil. Aquela que tem a história mais longeva; a história mais marcante. Uma escola pela qual passaram vultos importantíssimos da vida pública e da vida jurídica nacional”, assinalou o diretor Celso Fernandes Campilongo.

Fala observada pelas alunas e alunos, integrantes da mesa, formada pelas professoras Ana Elisa Liberatore Bechara (vice-diretora); Paula Forgioni, que proferiu a palestra de boas-vindas; os docentes Paulo Lucon, presidente da Comissão organizadora da Serec; e Maurício Zanoide, que ministrou a aula magna; e a presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, Manuela Morais; e docentes que formaram a “extensão de mesa doutoral”.

“Isso envolve uma responsabilidade muito grande. Isso envolve alegria de um ladi e, ao mesmo tempo, um peso de estarem estudando numa das mais faculdades de Direito do Mundo; na maior do Brasil e as responsabilidades inerentes a quem estuda numa escola pública como a nossa”, acrescentou Campilongo.

Conforme destacou aos presentes, a reponsabilidade de todos não é apenas de receber e fornecer uma formação jurídica de excelência, mas é a de fazer com que essa formação se traduza em contribuições para o aprimoramento da vida nacional, para o aprimoramento das instituições jurídicas. “O Brasil conta com contribuição da universidade de São Paulo, para este aprimoramento”, destacou.

Por sua fala, Ana Elisa Bechara assinalou o fato de a Faculdade do Largo de São Francisco ser considerada o território livre das Arcadas. “Aqui dentro vocês vão aprender a capacidade política que existe dentro de vocês. Mas vou aproveitar esse espaço para falar de outro assunto. Quando a gente fala do território livre das Arcadas, é livre para que todas e todos vocês possam se expressar, dentro da realidade de cada um de vocês”, disse.

Ao comentar sobre a alegria de ter formado (em 2022) a primeira turma de cotistas, assinalou: “Cada um de vocês traz experiencias próprias, vivências próprias que nos ensinam”.

Paula Forgioni lembrou aos ingressantes que chegar à Faculdade é uma das principais vitórias que eles terão na vida, independentemente das histórias pessoais. “Isso vai mudar a vida de vocês. Não tem como vocês saírem daqui da mesma forma que entraram”, disse. “Essa escola muda a vida de vocês, é um portal para outro mundo”, adicionou.

Paulo Lucon chamou a todas e todos para que tenham atenção à programação e ressaltou que a Faculdade é um ambiente de liberdade, de paz. Citou dez mandamentos para os alunos. As três primeiras, disse: “Aproveitem a liberdade de ser um jovem adulto; universidade é diversidade; e aproveitem as festas”, para complementar: “Leiam, absorvam o que puderem. Visitem a Biblioteca; importantíssimo que tenham a dimensão do que é esse enorme acervo que temos”.

“Vocês viverão hoje um momento único. Não há outro. Não foram poucas as vezes que olhando para os senhores, para as senhoras, lembrei exatamente do dia em que eu estava aí”, disse o professor Maurício Zanoide, ao abrir sua aula magna. Pediu para que todos parassem e prestassem atenção ao redor. “A ética nos convida para que as relações sociais existam”, realçou, acrescentando: “A ética é o exercício do diálogo na busca de uma limitação para convivência. A tecnologia nos empurra e a ética nos propõe limites”.

Manuela Morais lembrou que o Centro Acadêmico XI de Agosto fará 120 anos e protagonizou muitas lutas políticas no país. “É um privilégio. Sei como quão difícil e cansativo é o vestibular. Agora, realmente começou os melhores cinco anos de vocês”, assinalou.

Por fim, o Reitor, Carlos Gilberto Carlotti Jr. , e a vice-Reitora Maria Arminda Arruda; Aluisio Segurado, pró-Reitor de Graduação da USP; e Marcos Neira, pró-Reitor-adjunto de Graduação, mandaram mensagens de boas-vindas.