Educação

"A colação de grau é apenas um rito de passagem", assinala diretor da FDUSP, Celso Campilongo, em cerimônia aos formandos

Edição: Kaco Bovi

“A colação de grau é apenas um rito de passagem. Quem entra na Faculdade de Direito da USP, quem é aluno aqui, não consegue se desvencilhar deste título que eu considero uma honra”. A fala do diretor da FDUSP, aos formandos da turma 2023, demonstra o sentido de pertencimento a uma das mais tradicionais e antigas Escolas de Direito do País, que tem se posicionado em rankings nacionais e estrangeiros, como a primeira do Brasil e da América Latina e a 47ª do mundo.

Alunos, familiares e convidados lotaram o Salão Nobre na manhã e noite de quinta-feira (01/02) para a cerimônia de graduação, o primeiro desafio na carreira, vencido, para tantos outros que terão pela frente.

Coube ao aluno Silvano Furtado fazer o juramento em nome dos estudantes do período da noite. Na parte da manhã, coube ao formando Cristóvão Borba, ex-Representante Discente junto à Congregação, fazer a leitura.

A segunda turma com alunos cotistas deu um tom especial. Motivo de alegria e orgulho muito grandes, conforme destacou o diretor. “O Brasil, infelizmente, tem um percentual de jovens na idade de vocês, muito pequeno frequentando a universidade”, disse. “Seja ela a universidade pública, seja ela a universidade privada. Para que vocês tenham uma ideia, países desenvolvidos, de primeiro mundo, possuem aproximadamente 45% da população na faixa etária de vocês frequentando a universidade. O Brasil tem menos de 20%”, asseverou. Em seguida, acrescentou: “Apesar de todas estas dificuldades, vocês acabaram de fazer um curso na Universidade de São Paulo, que é a mais importante do Brasil”.

Conforme expôs, são quase duas mil faculdades de direito no Brasil, com destaque às universidades públicas e gratuitas, como a USP, que têm papel fundamental para ajudar na formação de bons profissionais.

“Portanto, vocês que se formam nessa universidade brasileira, que ocupa o primeiro lugar no ranking latino-americano, passam a integrar a força mais jovem do time dos antigos alunos dessa faculdade”.”

Por fim, convidou a todos para manter o vínculo com a instituição. “A casa será sempre de vocês. Vocês estão aqui cumprindo uma etapa que é a Graduação; nós continuamos (professores, funcionários e novos alunos) com as portas abertas para vocês. Frequentem a Faculdade, façam pós-graduação”, acentuou.

Confira cerimônia no período noturno: https://youtu.be/obdVvJHacCE

Assista cerimônia no período diurno: https://youtu.be/ngrqEsr5Ark

#fdusp #direitousp #formatura #usp