Pós-Graduação

Internacionalização marca rodada de debates na Etapa de Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Edição: Kaco Bovi

Os desafios e as experiências na Internacionalização para a Pós-Graduação marcaram o terceiro encontro da Etapa de Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (06/12), no Auditório Rubino de Oliveira da Faculdade de Direito da USP. A mesa de discussões foi composta pelos professores Marcos Perez (DES), Marta Saad (DPC) e Maria Carmignani (DCV); e os discentes Mateus Calicchio Barbosa e Ricardo Galendi Jr. A programação do evento coordenado pelo professor Homero Batista continua nesta quinta (07), às 10h, com “Interdisciplinaridade e a formação do monitor”.

Em sua fala, Perez ressaltou a importância da promoção de eventos internacionais e de intercâmbios para o aprimoramento de conhecimentos. “É diferente ler os livros, a partir de determinada legislação, e viver os cursos de forma imersiva, no local onde as alterações legislativas ocorreram”, comentou. O docente citou vários exemplos, pontuando os eventos conjuntos que já aconteceram e os programados para o futuro. Dentre os quais, relatou a experiência com professores europeus e estadunidenses que estiveram na FDUSP para proferir palestras, bem como recente seminário que coordenou e duas etapas. Primeiro com a participação de alunos brasileiros na Universidade do Porto (Portugal) e dos alunos de lá que virão à SanFran.

Por sua vez, Maria Carmignani destacou o significado dessa internacionalização e a troca de experiências, principalmente visando a excelência na nota da Capes. “Estágio e pesquisa fora do país são significativos. Afinal, essas experiências trarão mais bagagens para vocês que serão os professores de amanhã”, ressaltou.

Marta Saad, que mediou os debates, acrescentou: “Quanto mais produção no Exterior, maior a internacionalização do currículo de nossos alunos e isso agrega bons para a Faculdade”.

Relatos de experiências foram apresentados por Galendi Jr. e Calicchio Barbosa. Orientandos do professor Luís Eduardo Schoueri (DEF) abordaram a questão do ponto de vista de quem saiu do País e de quem permaneceu no Brasil durante o processo de Pós.

“E possível se internacionalizar sem sair de casa, com responsabilidade. Pesquise, bata na porta dos professores dos diretores, converse com as pessoas, daqui e do exterior, produza artigos e conteúdos em outros idiomas”, disse Barbosa

Um dos pontos abordados por Galendi Jr. foi para quem pretende fazer a pós no Exterior. De acordo com ele, em muitos lugares do mundo não existe mestrado. “Vá quando puder, mas se puder, vá direto para o Doutorado”, disse. “Hora que eu explicava para os alunos na Alemanha que estava fazendo mestrado, eles não entendiam. Teve prejuízo efetivo? Não! Mas fazer doutorado traz outras vantagens”.”

Programação

Nesta quinta, das 10h às 12h, será a vez de “Interdisciplinaridade e a formação do monitor”, com os professores Gustavo Monaco (presidente da Comissão de Pós-Graduação - FDUSP); Maria Livia Tourinho Moretto (IP); Eduardo Tomasevicius Filho (DCV) e a discente Amanda Smith Martins.

Na sexta-feira (08) será a vez de “Novas tecnologias de ensino em sala de aula”, com José Maria Arruda de Andrade (comissão do PAE); Juliano Maranhão (DFD); Vitor Rhein Schirato (DES) e a discente Bruna Vieira dos Santos.

Assista pelo canal do Instagram. Reverbere: @faculdade_de_direito_da_usp

#fdusp #direitousp #posgraduacao #mestrado #doutorado #capes #internacionalizacao