Especiais

Criada a Comunidade dos Antigos Membros da Academia de Letras da Faculdade de Direito da USP

Antigos dirigentes e atuais da instituição compareceram na diretoria para formalizar o ato

A diretoria da Faculdade de Direito da USP recebeu (07/06) representantes da Academia de Letras da Instituição, de várias gestões, para efetivar a criação da Comunidade dos Antigos Membros da Academia de Letras. Atuais e antigos alunos foram recebidos pelo diretor Celso Campilongo (presidente honorário da academia), dentre os quais compareceram o ministro aposentando do Superior Tribunal de Justiça Sidnei Beneti, que presidiu a academie em 1967.

O encontro foi marcado ainda por bate-papo e apresentações de poesia, como a Heroica Pancada, símbolo da SanFran, que traduz a excelência de estudar em uma das mais tradicionais e importantes faculdades de Direito do País; e Soneto de Fidelidade, de Vinicius de Moraes.

Campilongo assinalou que essa tem sido uma das mais ativas composições da Academia, com cerca de 90 membros.

O atual presidente da Academia, Vitor Basso, ressaltou que o ato reafirma seu histórico compromisso de estudar e manter tradições, fomentar a arte e a cultura, bem como promover a inclusão e defender os ideais do Estado Democrático de Direito.

Duante o ato solene de fundação, os acadêmicos se reuniram e assinaram a ata. Os membros realçaram ainda que a recém-criada Comunidade tem por finalidade congregar as experiências e tradições que marcaram a história da quase centenária Academia de Letras. “Para além da união dos acadêmicos, o grupo se propõe a ser uma liga que fomente a atividade da Academia incremente seu papel na Faculdade e na sociedade civil”, acrescentaram.

Dentre os antigos e atuais membros presentes, estavam Sidnei Beneti, o professor Fábio Vargas, presidente em 1999; Vitor Basso (presidente), Ana Beatriz (vice-presidente), Thais Araújo (secretário-geral), Alexandre Stevanato (secretário de Organização) e João Gabriel Torres (secretário de Recursos Humanos) e demais.

Edição: Kaco Bovi

#fdusp #direitousp #academiadeletras #literatura