A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Especiais
Especiais

Professores da Faculdade de Direito da USP estão entre os mais citados no Google Acadêmico (Scholar)

Professores da Faculdade de Direito da USP estão entre os mais citados em publicações acadêmicas cadastradas no Google Acadêmico (Scholar). Compõem o time, entre os primeiros, Maria Sylvia Zanella Di Pietro, Sênior de Direito Administrativo; José Eduardo Faria e José Reinaldo de Lima Lopes, ambos do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito, e Gilberto Bercovici, área de Direito Econômico e Economia Política.

O ranking é publicado pela AD Scientific Index. Ele que aponta os dez mil cientistas mais citados da América Latina. Ademais, a lista é feita a partir da performance científica individual baseada em três índices diferentes, com fundamento na quantidade de artigos publicados e número de citações feitas nos últimos cinco anos, observando categorias específicas. A última publicação analisou quase 12 mil universidades em 195 países.

Conforme Eduardo Faria, para além de se um reconhecimento, o ranking estimula o trabalho desenvolvido. “Se por um lado é o reconhecimento do trabalho desenvolvido, por outro estimula para que continuemos a fazer esse trabalho, com vistas à formação de novas gerações”, acentua.

 

Dos indicadores

O ranking também tem categorias específicas dentro das grandes áreas do conhecimento. O índice é calculado com base em três indicadores de referência: o "h", o "i10" e as citações registradas no Google Scholar. O mais relevante é o "h", que mostra que um artigo foi citado pelo menos "h" vezes. O professor José Eduardo Faria, por exemplo, tem índice “h” de 30. O que significa que cada um dos 30 artigos publicados por ele foi citado pelo menos 30 vezes. Gilberto Bercovici tem índice “h” de 26; José Eduardo de Lima Lopes, 25, e Maria Sylvia Zanella Di Pietro, 23.

Já o índice i10 leva em conta apenas os artigos científicos ou livros que receberam mais de dez citações. Neste parâmetro, o score de Bercovici é 55; de Faria, 49; de Maria Sylvia, 48; e de Lima Lopes, 45.

Os brasileiros que estão entre os líderes do ranking na área do Direito são o constitucionalista Ingo Wolfgang Sarlet (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e o docente de Direito Administrativo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Celso Antônio Bandeira de Mello. Está na sequência, Lenio Streck, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Ampliam a lista, Fredie Didier Jr. (UFBA); Valério de Oliveira Mazzuoli (UFMS); Maria Celina Bodin de Moraes (PUC-RS); Carlos Ari Sundfeld (Fundação Getulio Vargas); Leonel Severo Rocha (Unisinos); Romeu Felipe Bacellar Filho (PUC-PR); e Roger Raupp Rios (Unisinos).

 

Confira o ranking e os demais professores da FDUSP que fazem parte dele

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000