Professores da Faculdade de Direito da USP estão entre os mais citados em publicações acadêmicas cadastradas no Google Acadêmico (Scholar). Compõem o time, entre os primeiros, Maria Sylvia Zanella Di Pietro, Sênior de Direito Administrativo; José Eduardo Faria e José Reinaldo de Lima Lopes, ambos do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito, e Gilberto Bercovici, área de Direito Econômico e Economia Política.
O ranking é publicado pela AD Scientific Index. Ele que aponta os dez mil cientistas mais citados da América Latina. Ademais, a lista é feita a partir da performance científica individual baseada em três índices diferentes, com fundamento na quantidade de artigos publicados e número de citações feitas nos últimos cinco anos, observando categorias específicas. A última publicação analisou quase 12 mil universidades em 195 países.
Conforme Eduardo Faria, para além de se um reconhecimento, o ranking estimula o trabalho desenvolvido. “Se por um lado é o reconhecimento do trabalho desenvolvido, por outro estimula para que continuemos a fazer esse trabalho, com vistas à formação de novas gerações”, acentua.
Dos indicadores
O ranking também tem categorias específicas dentro das grandes áreas do conhecimento. O índice é calculado com base em três indicadores de referência: o "h", o "i10" e as citações registradas no Google Scholar. O mais relevante é o "h", que mostra que um artigo foi citado pelo menos "h" vezes. O professor José Eduardo Faria, por exemplo, tem índice “h” de 30. O que significa que cada um dos 30 artigos publicados por ele foi citado pelo menos 30 vezes. Gilberto Bercovici tem índice “h” de 26; José Eduardo de Lima Lopes, 25, e Maria Sylvia Zanella Di Pietro, 23.
Já o índice i10 leva em conta apenas os artigos científicos ou livros que receberam mais de dez citações. Neste parâmetro, o score de Bercovici é 55; de Faria, 49; de Maria Sylvia, 48; e de Lima Lopes, 45.
Os brasileiros que estão entre os líderes do ranking na área do Direito são o constitucionalista Ingo Wolfgang Sarlet (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e o docente de Direito Administrativo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Celso Antônio Bandeira de Mello. Está na sequência, Lenio Streck, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Ampliam a lista, Fredie Didier Jr. (UFBA); Valério de Oliveira Mazzuoli (UFMS); Maria Celina Bodin de Moraes (PUC-RS); Carlos Ari Sundfeld (Fundação Getulio Vargas); Leonel Severo Rocha (Unisinos); Romeu Felipe Bacellar Filho (PUC-PR); e Roger Raupp Rios (Unisinos).
Confira o ranking e os demais professores da FDUSP que fazem parte dele