Vice-diretora da FDUSP abordou os desafios que os alunos entrantes irão enfrentar na São Francisco
Alegria e orgulho de receber calouras e calouros pautaram a fala da professora Ana Elisa Bechara, vice-diretora da Faculdade de Direito da USP, na abertura da Serec 2025. A docente lembrou às mais de 700 pessoas presentes no Salão Nobre que o momento era festa, fazendo um cumprimento especial aos pais, familiares e amigos “que formaram uma rede de apoio fundamental para a chegada de vocês até este momento”.
Abordou os desafios que irão enfrentar e ressaltou que a São Francisco não é formada somente por operadores de Direito, mas também por grandes franciscanos que marcaram a literatura brasileira e outros postos. E convidou a todos para uma reflexão sobre o motivo de estarem iniciando esse novo desafio em suas vidas.
Observou que todas as palavras têm sempre vários significados ou diversos usos. “Isso acontece de forma mais aguda com expressões especialmente importantes sob o ponto de vista filosófico, político ou moral, como ‘liberdade’, ‘igualdade’ e ‘justiça’, que são utilizadas com diversos sentidos, às vezes até contrapostos entre si”, acrescentou.
Ana Elisa assinalou que se todos consultarem a Constituição, que é a principal norma que orienta o Estado Democrático de Direito, verão que ela estabelece como primeiro objetivo fundamental do Brasil ‘construir uma sociedade livre, justa e solidária’.
“Estou aqui tratando de forma resumida e intuitiva de distintas concepções filosóficas para mostrar a vocês que alcançar uma sociedade justa não é simples, porque não se trata só de maximizar a utilidade ou garantir a liberdade das pessoas. Para alcançar uma sociedade justa, precisamos refletir juntos sobre o significado da vida humana e social e criar uma cultura pública que aceite as divergências que inevitavelmente acontecerão”, afirmou. “Portanto, a justiça não é um factum dado que cai do céu. Ela é invariavelmente crítica e, sobretudo, é fruto de decisões políticas, que no nosso caso brasileiro, devem ser condizentes com os valores de um Estado Democrático de Direito”, acrescentou.
Adiante ressaltou a missão da São Francisco de oferecer ensino jurídico de excelência e preparar bons quadros profissionais. “Nossa função, como Universidade Pública, e? produzir conhecimento de excelência e formar lideranças críticas nos diversos segmentos sociais. Ou seja: desse grupo que está hoje aqui, sairão líderes do mundo jurídico, político, cultural, social e empresarial, formados na pluralidade e com capacidade de oferecer à sociedade propostas inovadoras”.”
E observo que os alunos irão encontrar não só no aprendizado técnico, mas compreensão crítica dos problemas sociais, com as bases para um raciocínio jurídico apurado, criativo e, sobretudo, responsável. E adicionou a importância da inclusão e da diversidade. “Queria ressaltar uma característica muito, muito importante da formação que vocês vão encontrar aqui. Estou falando da diversidade de perfil socioeconômico, étnico-racial e de origem geográfica dos nossos alunos. Essa grande diversidade dentro e fora das salas de aula permitirá a vocês novas percepções, novos debates e novas capacidades”, afirmou.
Finalizou sua saudação destacando umas das trocas Franciscanas. Essas são de 1977, escritas por Paulo Bonfim, por ocasião da comemoração dos 150 anos da São Francisco.
Assista, reverbere: https://youtu.be/djGQmj6ginE?t=7347
(KB)
#fdusp #direitousp #serec2025 #recepcaocalouros #calouros #calouras