Especiais

A responsabilidade de ingressar em uma Faculdade como a SanFran pauta recepção às calouras e aos calouros

A recepção às calouras e aos calouros do período noturno da Faculdade de Direito da USP (13/03) foi preenchida por informações e curiosidades. “Vocês estão ingressando em uma Faculdade Pública e isso tem muita relevância. Isso é motivo de satisfação”, disse o diretor da FDUSP, Celso Fernandes Campilongo, que compôs a mesa ao lado da vice-diretora, Ana Elisa Liberatore Bechara, dos professores Paulo Lucon, presidente da Comissão organizadora da Serec; Marcus Orione, que proferiu a aula magna, Nina Ranieri, que proferiu a palestra de boas-vindas; e a presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, Manuela Morais.

Entre outros pontos, tratou da questão das responsabilidades de ingressar em uma Faculdade com o peso da SanFran. Abordou ainda as mudanças advindas da diversidade pelo ingresso por meio do sistema de cotas.

E lembrou que, em 2022, formou-se a primeira turma de cotistas e que, atualmente, 50% do alunado é proveniente de cotas étnico-raciais, da escola pública, e de caráter socioeconômico. “Isso tudo é motivo de muito júbilo para a Universidade de São Paulo. É algo que modificou bastante o perfil de nosso alunado”, disse.

Ana Bechara, que ocupa também o cargo na recém-criada Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento na USP, parabenizou a todos pela vitória de ingressar na Faculdade. “Estamos compartilhando essa alegria de uma forma muito especial”. E questionou se os estudantes se deram conta de estarem num território especial, mágico.

Sobre a primeira turma formada por alunos que vieram de políticas afirmativas, cotistas, adicionou uma homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Ricardo Lewandowski por seu voto a favor de políticas de cotas, “que é o que permite que ela exista”, observou, referindo ao magistrado que estava entre os docentes da FDUSP presentes ao evento.

E assinalou que, por conta da política de cotas, a USP conta com alunas e alunos muito diversos, muito ricos. “A USP hoje está muito melhor graças a vocês, que trazem novas demandas, novas pautas, novos temas de pesquisa, novos diálogos”, afirmou. “Sejam felizes e se sintam muito respeitados, acolhidos e pertencentes a esse território livre que é de todos vocês.”

Paulo Lucon acentuou a importância de os calouros conviverem e participarem das atividades da Faculdade. “Essa formação de excelência permitirá que vocês alcancem os mais importantes postos nas carreiras que abraçarem”, disse. acrescentou que todas as matérias são importantes. Na mesma direção Manuela Morais convidou todos para atuarem na FDUSP. “A SanFran fornece muitos caminhos para seguirem. Façam extensões, grupos de estudos... Participem também do movimento estudantil”, enfatizou.

Boas-vindas

Nina Ranieri parabenizou a todos pela aprovação na Faculdade mais prestigiosa do Brasil e da América do Sul, condição comprovada em todos os rankings internacionais e nacionais. E ressaltou a importância de os alunos aprimorarem os conhecimentos com as demandas atuais, enumerando algumas possibilidades para o Direito, trazidas pela tecnologia, como o Direito Digital, proteção de dados e compliance digital. “Essas são algumas possibilidades que até recentemente não faziam parte do repertório dos cursos de Direito. Na medida que essas tecnologias avançam, novos campos de atuação e novas demandas vão ser exigidas”, afirmou.

Marcus Orione embasou sua aula na Divina Comédia de Dante. “Vocês estão na universidade pública. A gente tem de refletir profundamente porque estamos aqui e o que significa estarmos aqui”, disse, ao abrir sua fala. Em seguida ressaltou que os discentes devem ser sempre irrequietos, em busca de atuar na defesa dos direitos da pessoa. A seguir passou a ministrar sua aula com direção na “Divina comédia do ensino do Direito”. “Vou fazer o percurso de Dante do inferno ao paraíso no ensino jurídico. Vocês verão a dificuldade que terei para entrar no Paraíso”, disse.

Assista abertura completa. Discuta, compartilhe: https://bit.ly/3yBGa4K

Edição: Kaco Bovi  I  Foto: César Viegas