Direitos Humanos

Prêmio USP de Direitos Humanos homenageia o jurista José Gregori, defensor da democracia

Edição: Kaco Bovi

Dentre tantas marcas da história do jurista José Gregori, antigo aluno da Faculdade de Direito da USP, suas ações em defesa dos Direitos Humanos sempre estiveram presentes. Foram traduzidas em seus livros, artigos e discussões, na defesa das pessoas que tinham seus direitos violados. Neste ano que se completam 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10/12), a segunda-feira (11 de dezembro) será pautada por mais uma homenagem a Gregori.

A Universidade de São Paulo promove a cerimônia do Prêmio “USP de Direitos Humanos”, em tributo ao jurista, que faleceu em setembro de 2023. Seu legado, suas lutas, seu pensamento na garantia dos direitos da humanidade serão lembrados nesse ato que acontece às 10h30, na Sala do Conselho Universitário.

O marco deixado por Gregori está espelhado principalmente no papel crucial que exerceu na consolidação do Estado de Direito e na busca por justiça e reparação para as vítimas das violações de direitos humanos ocorridas durante o Regime de Exceção. Foi ele membro-fundador da Comissão Arns, grupo criado em 2019 para monitorar violações de direitos humanos, ratificando seu reconhecimento como voz no enfrentamento à Ditadura Militar. Na Carta aos Brasileiros de 1977, lida no Pátio das Arcadas, Gregori fez o discurso que precedeu ao de Goffredo da Silva Telles Jr..

Conforme exposto por seus admiradores, “sua ausência é profundamente sentida, mas seu legado perdurará como uma inspiração para todos que continuam a lutar por justiça e igualdade”.

Na ocasião de sua morte, o diretor da FDUSP, Celso Campilongo, ressaltou: “É uma perda irreparável para os direitos humanos e o Estado Democrático. Lutou sempre pelos ideais da humanidade, especialmente nos momentos que o país se viu atacado nos direitos constitucionais e nas legislações”.

A cerimônia acontece, às 10h30, na Rua da Reitoria, 374, Sala do Conselho Universitário.

Transmissão pelo canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=fzkjVMdahzk