Com foco no desenvolvimento de projetos que impactam a realidade fora das Arcadas, para se transformar em um hub de discussões sobre boas práticas de governança, o Laboratório de Governo (LabGov) da Faculdade de Direito da USP, coordenado pelo professor Marcos Perez (Direito do Estado), recebe inscrições de novos pesquisadores. A intenção é ampliar, portanto, ações para contribuir com o funcionamento das instituições públicas brasileiras e aperfeiçoar a qualidade das decisões públicas.
Para além, o LabGov busca o desenvolvimento e a organização de cursos, eventos e ciclos de formação em temas centrais do Direito Público e da gestão.
Perez ressalta que a iniciativa nasce com uma prática consolidada, na medida em que incorporou as experiências de outras atividades de cultura e extensão e projetos de pesquisa desenvolvidos pela área de Direito Administrativo nos últimos anos.
“O Laboratório incorporou em sua estrutura três grupos, o de Impactos das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Direito Público, focado em temas de governo digital (e-governement) e cidades inteligentes; o Diálogos de Governança Pública, para discutir temas de governança; e o Núcleo de Estudos da Transparência Administrativa e Comunicação de Interesse Público, responsável pela publicação do ranking Ranking da Transparência da União, Estados e Capitais, que repercutiu positivamente na comunidade acadêmica e na imprensa”, diz.
Por sua vez, a secretária-geral do LabGov, Juliana Coelho, ressalta que a ideia surgiu da vontade de criar um ambiente que pudesse abarcar todos os interessados em direito público, em suas mais variadas expressões. Ela explica que o grupo fundador, que hoje compõe seu Comitê Executivo do LabGov, se aproximou durante a Olimpíada Nacional de Direito Administrativo, na qual a equipe da FDUSP sagrou-se campeã. “É um lugar de debate, de estudo e de pesquisa feito para quem quer se dedicar mais à pauta do direito público e governança de uma forma interdisciplinar”, diz.
Por sua vez, o secretário-geral do grupo, Lucca Lopes Monteiro da Fonseca destaca a excelente oportunidade. “Todos podem se inscrever, independentemente do nível de conhecimento prévio. Para aqueles que estão começando, os ciclos de formações serão uma excelente porta de entrada para entender o funcionamento do Estado. Aos mais experientes há muito espaço para desenvolver pesquisas avançadas”, assinala.
Faça parte dessa ideia. Inscreva-se, aprimore-se: https://bit.ly/3lsldGK
#fdusp #direitousp #labgov #governo #laboratoriodegoverno