Especiais

Sentido de pertencimento e acolhimento na abertura da Semana de Recepção às Calouras e aos Calouros

Alunos ingressantes para 2024 têm amplas atividades no começo das aulas

Edição: Kaco Bovi

Cercados de entusiasmo pelo ingresso na mais importante e mais tradicional Faculdade de Direito do País, os recém-ingressantes na FDUSP foram acolhidos na Semana de Recepção às Calouras e aos Calouros (26/02). A cerimônia foi conduzida pelos diretores da SanFran, Celso Campilogo e Ana Elisa Bechara; pelo presidente da Comissão organizadora, Paulo Lucon; e pela presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, Mariana Belussi.

No período da manhã, foram agraciados pela saudação feita pela professora Nina Ranieri, presidente da Comissão de Graduação; a aula inaugural, ministrada pelo professor José Eduardo Faria; e a palestra do docente Alexandre de Moraes, ministro do STF e presidente do TSE. No período noturno, a saudação aos calouros foi feita pela professora de Teoria Geral do Estado Maria Paula Dallari Bucci; e a aula inaugural pelo docente Calixto Salomão Filho.

Aos olhos de estudantes, professores, diversos presentes; familiares e conhecidos os discursos foram envolvendo os presentes.

Campilongo assinalou a importância da Faculdade para o cenário nacional e mundial explicou as etapas de convívio e ressaltou que o Centro Acadêmico XI de Agosto é o mais antigo e o mais importante do Brasil.

Paulo Lucon chamou aos estudantes para aproveitarem os cinco melhores anos da vida deles. “A Universidade é feita de diversidade; todas reunidas. Fazer Direito é aprender a lidar com as pessoas e a trabalhar para pessoas diversas. Permitam-se conviver com os diferentes”, disse. Em seguida clamou para aproveitem a liberdade de poder ser amigo daquele sujeito que nada se parecem e que sejam pacientes com seus professores, “até mesmo aqueles que não te agradam”. “Sejam bem-vindos aos melhores anos de sua vida”, enfatizou.

Mariana parabenizou às(aos) ingressantes pela conquista tão importante e falou do papel do CAXI de Agosto. “O papel do XI é fazer com que vocês se sintam pertencentes a essa universidade”. Destacou o processo importante das cotas no País que precisa ser cada vez mais aprimorado e fazer com que a universidade se adeque a esse perfil e que tenha mais mulheres, mais pretos, pardos e indígenas. “É muito significativo e importante que a universidade trabalhe cada vez mais para que seja mais acolhedora para todos vocês. Além disso, é importante que se coloque à frente dos movimentos estudantis”, disse.

Nina Ranieri avaliou o sentido de ingressar na Universidade de São Paulo e seu simbolismo, em virtude da sua tradição e dos desafios da contemporaneidade. “A Serec é a primeira oportunidade de vocês, de participarem da vida da Faculdade de Direito e, posteriormente, da USP”, afirmou. Terão oportunidade de adquirir conhecimentos sobre os diversos ramos do Direito e de desenvolver habilidades essenciais para a prática jurídica, como argumentação, análise crítica e solução de conflitos”, acrescentou.

José Eduardo Faria tratou do ensino do Direito e as profissões jurídicas. Ressaltou que as profissões podem ser analisadas a partir de critérios. São eles competências técnicas (conhecimento abstrato e saberes especializados); poder (autonomia regulatória e defesa da exclusividade profissional); organização (conselhos corporativos influentes); e o Brasil atualmente (massa significativa de advogados das classes mais baixas, de grupos étnicos e minorias). E observou: “Graças aos avanços tecnológicos, à atuação transnacional da iniciativa privada, e a integração dos mercados financeiros, o advento do capitalismo reorganizado, a partir de 1990, trouxe uma série de mudanças nas estruturas de poder e do Direito”.

Por fim, Alexandre de Moraes tratou dos desafios do STF diante da defesa da democracia, ressaltando a importância do fortalecimento do Estado Democrático de Direito. “Eu vejo aqui colegas de vários departamentos, com ideologias diferentes, opiniões diferentes, com a certeza de que todos os colegas têm a missão de fortalecer o Estado de Direito. Em que pese todos os defeitos que nossas instituições têm, a partir da Constituição de 1988, elas se fortaleceram. São fortes, conseguiram manter o Estado de Direito, conseguiram fazer permanecer a democracia no Brasil”.”

Ao dar as saudações aos alunos do período noturno, Maria Paulo ressaltou que eles passam a integrar a comunidade franciscana e ela nunca mais os deixará. “Saibam que, no futuro, vocês serão antigos alunos, nunca ex-alunos e vão seguir ligados a essa instituição que tanto vai marcar a vida de vocês”, afirmou. Tratou de temas das constituições e da redemocratização. Citou a Carta de 1977, lida por Goffredo da Silva Telles, no Pátio das Arcadas, contra o regime militar. “Diziam eles, ‘não confundiremos o legal com o legítimo. Diziam eles que os ideais do estado de direito – apesar da conjuntura da hora presente (ainda na Ditadura) – vivem e atuam no espírito vigilante da nacionalidade, decididos a lutar pelos direitos humanos e contra a opressão da ditadura.

Calixto falou sobre ideais versus poder. “Vocês chegam aqui por ideais de Justiça. Me preocupa muito que as estruturas de poder que ria se inserir. Não percam seus ideais, ao longo dessa carreira que se inicia”.”

Por fim, Celso Campilongo relatou algumas providencias que estão sendo tomadas em conversas com as autoridades de segurança e da Subprefeitura Sé. “Tanto a Subprefeitura quanto a Secretaria de Segurança promoveram ações como o reforço no policiamento e a melhoria de iluminação, para que se cuide melhor do Centro da Cidade de São Paulo”, disse.

Assista transmissão completa pelo canal do YouTube. Discuta, compartilhe: @FaculdadedeDireitodaUSP

Programação completa: https://direito.usp.br/pca/arquivos/301288720df8_serec-2024.pdf

#fdusp #direitousp #serec #recepcaoaoscalouros #calouros #calouras #usp