No dia 11 de agosto de 2022, a Faculdade de Direito da USP viveu momentos especiais. Enquanto eram lidos os manifestos em defesa da democracia, o dia de Criação dos Cursos Jurídicos, que completou 195 anos, teve um gosto ainda mais saboroso para Daniel Fideles Steinberg.
Egresso do Programa de Pós-Graduação, orientado pela professora Camila Vilard Duran, Departamento de Filosofia e Teoria Gera do Direito, Steinberg venceu o Prêmio CAPES de Tese na área do Direito do ano de 2021. A tese premiada do doutor pela FDUSP foi "A qualidade jurídica da moeda: uma análise das moedas paralelas”.
De acordo com a PRPG, a USP colheu 15 prêmios em 49 e obteve 20 menções honrosas, podendo ter sido o melhor ano dos Programas da instituição na História.
Em suas redes sociais, Steinberg escreveu: “Muito honrado e feliz em receber o ‘Prêmio Capes de Tese – 2022’ pela melhor tese de doutorado em Direito (referente ao ano de 2021). Quando a USP indicou minha pesquisa para concorrer ao prêmio nacional eu já achava que era mais do que eu merecia, mas fui surpreendido positivamente com essa notícia”.
“Impossível fazer uma tese de doutorado sozinho e naturalmente inviável citar todos/as aqui, mas gostaria apenas de agradecer profundamente a professora Camila Villard Duran que não só me ensinou muito do que eu sei mas, sobretudo, a ser um melhor pesquisador”, acrescentou. A pesquisa deve ser lançada como livro em poucos meses.