A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Educação
Educação

Estudantes do Pites recebem diploma em cerimônia no Salão Nobre da FDUSP

O Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP lotou na manhã de sábado (03/02), para a cerimônia de formatura dos participantes do Programa Parceria Internacional Triangular de Ensino Superior (Pites), convênio assinado entre a FDUSP e as francesas Jean Moulin Lyon 3, Lumière Lyon 2 e Jean Monnet de Saint Étienne.

Na celebração da Turma sete, as Turmas 3, 4, 5 e 6, que se formaram durante a pandemia de covid-19, também receberam o diploma, contemplando cerca de 300 alunos, conforme explicou o professor Fernando Menezes de Almeida. Ele conduziu os trabalhos ao lado da docente Sheila Neder Cerezetti. Ambos são coordenadores do programa. A estudante Karen Cury falou em nome das alunas(os).

Entre os presentes, o diretor da SanFran, Celso Campilongo, professores, amigos e familiares. A técnica acadêmica Vilma Freitas Matos foi aplaudida pelos estudantes.

Ao parabenizar os diplomados, Menezes de Almeida ressaltou o significado do programa, que em 2024 inicia sua 11ª turma. “Um sucesso ao longo de pouco mais de dez anos”, disse. Ele explicou que noventa alunos entram por turma para receber um duplo diploma de Graduação francês e brasileiro.

O docente acrescentou que esses 90 alunos, que ingressam por ano, correspondem a aproximadamente 20% dos estudantes da Faculdade. “Um número expressivo para alunos que vão ter um duplo diploma”, ressaltou.

Por sua vez, Vilma agradeceu a reverência recebida, destacando a alegria pelo reconhecimento a seu trabalho na organização administrativa. Esteve sempre atenta às necessidades dos estudantes, ajudando com o fornecimento de documentos e fazendo a interface com os professores, principalmente com relação à informações sobre notas, marcação e datas da aplicação de prova e demais.

“Fiquei super emocionada pelo reconhecimento por parte dos coordenadores do programa e, principalmente, pelo reconhecimento dos alunos, e por seus pais. Saí com o sentimento de missão cumprida”, disse.

A duração do curso a partir do ano de ingresso é de seis anos para o aluno concluir e obter o diploma, que serve como uma licença para participar do mestrado na França, dando uma chance maior. Além do Pites, agora tem o Master, que é um programa da pós-graduação, mas só pode participar do Master quem concluiu o Pites.

 

Saiba mais sobre o programa. Discuta, reverbere: https://direito.usp.br/pites

 

#fdusp #direitousp #pites #formatura #lyon #usp #franca

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000