O Auditório Professor Ruy Barbosa Nogueira, da Faculdade de Direito da USP, abre suas portas para receber nesta quinta-feira (24/03), às 10h00, as professoras Lilia Schwarcz, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; e Gênese Andrade (FAAP), do curso tecnológico de Produção Cultural e História da Arte e Escrita Criativa, na Pós-graduação da FAASP.
Historiadora e antropóloga, Lilia terá como tema central “Quem estava e quem faltou na semana modernista de São Paulo?”, com uma abordagem ampla da história relacionando a linha do tempo.
Gênese Andrade, especialista em modernismo brasileiro, vanguardas latino-americanas, literatura e artes visuais, pautará sua análise em “Ausências, lacunas e hipóteses em torno dos modernismos”.
O dia será marcado, às 12h00, com a inauguração da exposição “Das Arcadas à Semana de 22”, composta por banners e livros de autores que marcaram a Semana de Arte Moderna. Uma reconstrução dos períodos.
“Conforme se aproximava o centenário da Independência, uma pergunta se impunha nos centros intelectuais, artísticos e políticos de todo o País: ‘O que é o Brasil?’”. A pergunta está na apresentação da Mostra a ser instalada na Sala Visconde de São Leopoldo, 1º andar do Prédio Histórico.
Em meio às inquietações, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, por meio de seus alunos, docentes, jovens vindos de toda a parte do país, se punha a rediscutir a Nação.
As palestras serão transmitidas pelo Canal do YouTube da FDUSP