A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Direitos Humanos
Direitos Humanos

Cartilha organizada por professores da FDUSP ressalta o Estatuto dos Refugiados

A história de luta para o respeito aos Direitos Humanos está reunida na cartilha “70 anos da Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados (1951-2021)”, lançada em sua versão online, para o download gratuito do e-book. A publicação é coordenada pelos professores André de Carvalho Ramos e Guilherme Assis de Almeida, da Faculdade de Direito da USP, e Gilberto M. A. Rodrigues, Universidade Federal do ABC.

O trabalho orquestrado por vários autores ressalta as primeiras décadas do século XXI, em que há o registro de persistentes demandas envolvendo pessoas refugiadas, deslocados internos e apátridas em vários locais do mundo, o que aumenta a relevância do estudo do Direito Internacional dos Refugiados (DIR).

Em um olhar retrospectivo, o grande impulso ao DIR deu-se sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU) com a edição da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH; 1948), a qual estabeleceu, em seu artigo 14, que “cada pessoa tem o direito a buscar e gozar de asilo em outros países sem sofrer perseguição”.

Por sua vez, em 1950, foi criado o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), um órgão subsidiário permanente da Assembleia Geral das Nações Unidas, com sede em Genebra (Suíça). Já a chamada “Carta Magna” dos refugiados, a Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados, concluída em Genebra, em 28 de julho de 1951.

A apresentação da cartilha assinala que, com 70 anos de existência, ela ainda é a peça central da proteção internacional dos refugiados. “À luz do Artigo 14 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, que reconhece o direito das pessoas de buscar asilo contra perseguição em outros países, a Convenção de 1951 vai além ao definir quem é uma pessoa refugiada e quais são os direitos dessas pessoas.”

O Brasil ratificou a Convenção de 1951 em 15 de novembro de 1960.

Um dos destaques apontados na Cartilha está a Lei Brasileira de Refúgio, n° 9.474/1997, a completar 25 anos em 2022. Foi implementa no país os mecanismos da Convenção de 1951, sendo considerada uma das mais avançadas legislações nacionais sobre o tema. “Ela não apenas dispõe sobre princípios basilares internacionais, como o da não-devolução, mas ainda estende a definição universal de refugiado por meio de seu artigo 1º, inciso III, que traz como motivo que pode ensejar a determinação da condição de refugiado a “grave e generalizada violação de direitos humanos”, tendo sido inspirada pela Declaração de Cartagena de 1984”, explica André de Carvalho Ramos.

 

Confira a publicação completa

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000