Especiais

Biblioteca ganha quadro restaurado de Tullio Ascarelli, docente que deixou enorme legado para a FDUSP

Durante o evento “Tullio Ascarelli e Norberto Bobbio: Presenças na Itália e no Brasil”, que está ocorrendo na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da USP, a diretoria da SanFran, organizadora do encontro, decidiu fazer uma surpresa aos participantes, no segundo dia de sessões. Em especial aos alunos e italianos convidados.

A Biblioteca da FDUSP ganhou um quadro de Ascarelli. Durante o descerramento, o diretor Celso Fernandes Campilongo, ressaltou o legado deixado pelo jurista que desenvolveu importante atividade de docente na Faculdade, na área do Direito Comercial, e ainda legou amplo acervo de sua biblioteca.

“Essa é uma pequena surpresa. Não apenas para os italianos, mas também para a própria Faculdade”, disse, ao chamar todas(os) à sala de leitura. “Esse salão de leitura certamente teve presença constante do professor Ascarelli, como leitor ávido que era; um frequentador assíduo”, acrescentou.

A diretora Maria Lucia Beffa lembrou que a Biblioteca é mais antiga do que a própria Faculdade. Ela foi criada por conta dos Cursos Jurídicos no Brasil. “São quase 200 anos de história e dentro dela, temos o acervo doado pela família de Ascarelli, que enriquece nossa biblioteca. Temos livros únicos no Brasil em razão dessa doação. Tiveram uma generosidade de mandar para a América Lática tão rico acervo, que é cuidado e olhado com carinho”, disse.

Por sua vez, o jurista Antonio Pitombo, quem tem colaborado de forma geral com a FDUSP, especialmente no campo da restauração das pinturas, conforme observou Campilongo, assinalou a importância de retribuir o ensino recebido.

“Estudei nessa Escola. E quem vem da universidade pública tem um débito coma a sociedade. E é nesse momento da minha vida que eu posso começar, humildemente, a pagar esse débito com a Escola”, disse. Pitombo ressaltou ainda que Ascarelli veio ao Brasil por conta de uma guerra. “Agora, vemos o mundo passar uma situação difícil. Talvez esse momento de homenagem (hoje) é para lembrar que em situações difíceis algo de bom acontece. Ascarelli veio aqui nos ensinar e, com ele, nos trouxe a nossa união com os italianos o que é fundamental”, afirmou.

A programação continua nesta terça-feira, às 19h, das 19h às 21h, com palestra do professor Marcelo Granato (Facamp e Fadi) sobre “A democracia em Bobbio”; e com Alfredo Attiè (Academia Paulista de Direito), sobre “Os Deveres e a Era dos Direitos”.

Na quarta-feira (25/10), das 10h às 12h, acontece “Norberto Bobbio e a Democracia”, com Luisa Avitabile (Università di Roma “La Sapienza”); e “Norberto Bobbio no Brasil”, com o professor emérito da FDUSP Celso Lafer.

A Sala da Congregação fica no primeiro andar do Prédio Histórico. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.

#fdusp #direitousp #ascarelli #bobbio