Uma noite especial marcou a Faculdade de Direito da USP, na terça-feira (12/03). A Sala Visconde de São Leopoldo abrigou o lançamento do livro em homenagem ao professor sênior Hermes Marcelo Huck. A obra coletiva, com artigos de diversos professores da FDUSP e coordenado pelos docentes da SanFran José Augusto Fontoura Costa e Juliana Krueger Pela; e por Rodolfo da Costa Manso Real Amadeo, doutor pela FDUSP, apresenta todo o legado que transcende os limites de sua vida acadêmica.
Entre autoridades e personalidades importantes do cenário brasileiro, esteve presente o apresentador Luciano Huck, filho de Hermes Macedo, que fez um depoimento emocionante, relatando um pouco da história pessoal do pai e a importância dele como jurista. “Estou muito orgulhoso de estar aqui, nessa noite”, disse.
O diretor da FDUSP, professor Celso Campilongo, ressaltou o significado dos livros em homenagem aos docentes da SanFran. Mesma linha seguidas pelos organizadores da obra.
Prestigiaram o encontro a vice-diretora, Ana Elisa Bechara, os professores Celso Lafer, Fernando Facury Scaff, Miguel Reale Jr., Valter Piva, Paula Forgioni, Gustavo Monaco, Marta Saad, Carlos Alberto Carmona, Haroldo Verçosa, Luís Eduardo Schoueri, Regis Fernandes, Ruy Camilo, Cristiano Zanetti, Gilberto Bercovici, Ricardo Aprigliano. Entre algumas autoridades, Belisário Santos Júnior, Barbara Rosenberg, e familiares do professor Marcelo Huck.
Graduado pela Faculdade de Direito da USP em 1965, o homenageado realizou o mestrado pela Universidade da Califórnia em Berkeley e doutorado pela FDUSP. Como professor visitante atuou em Berkeley e, também, na Universidade Harvard.
Entre os textos que compõem a obra, a docente Paula Forgioni escreve sobre Interpretação dos negócios empresariais e a Constituição Federal”; Gustavo Monaco e Juliana Pela, acerca de "Propriedade Intelectual no Direito Internacional Privado Brasileiro: o problema da qualificação".
“Arbitragem e produção antecipada de prova sem urgência”, por José Rogério Cruz e Tucci; Marcelo von Adamek, acerca de “Deliberação unânime por escrito e prazo para o exercício da ação Anulatória”; “Declarações escritas de testemunhas na prática arbitral brasileira”, por Ricardo Aprigliano; “O Direito Econômico Internacional e a soberania permanente sobre os recursos naturais”, por Gilberto Bercovici; “Paraísos fiscais”: a distinção entre os conceitos de jurisdição de tributação favorecida e regime fiscal privilegiado no direito brasileiro e o regime de agravamento de Imposto de Renda na fonte sobre não residentes”, por Luís Eduardo Schoueri; “Redução da cláusula penal pelo juiz e pelo árbitro nos contratos empresariais paritários como exceção. Critérios para aplicação do artigo 413 do CC”, por José Fernando Simão; "Sobre o Placar Positivo da Administração Pública nas arbitragens: uma reflexão a respeito dos procedimentos envolvendo a União e as Agências Reguladoras Federais: por Floriano de Azevedo Marques Neto e Carolina Smirnova; "Dividendos sobre carbono como instrumento jurídico de tributação extrafiscal", por Ana Maria de Oliveira Nusdeo e Leonardo Cunha Silva; “Direitos fundamentais e tributação: Imposto de Renda de pensão alimentícia sob o prisma da ADI nº 5.422/DF”, por Dias Toffoli; e demais.
Foto: César Viégas
Confira detalhes do livro. Reverbere: https://encurtador.com.br/WfIJm
#fdusp #direitousp #sanfran #livro #huck #direitointernacional