Diretoria

Notas da Reitoria, da Faculdade de Direito da USP e dos dirigentes das Unidades sobre a paralisação dos estudantes

A Faculdade de Direito da USP, os diretores das escolas e das faculdades da Universidade de São Paulo e a Reitoria divulgaram notas e carta com manifestações sobre a conclusão do semestre letivo de 2023. A Reitoria ressalta que as Unidades que tiveram paralisação poderão realizar adaptações de conteúdo em suas disciplinas até o dia 22 de dezembro de 2023. As notas relativas a essas disciplinas serão lançadas até o dia 9 de fevereiro de 2024. “Nessas condições, torna-se factível o cumprimento da frequência mínima exigida regimentalmente. Caberá a cada docente, em consonância com sua Unidade, consolidar a frequência dos estudantes no semestre, levando em consideração as situações específicas. Portanto, com a volta às aulas, não há risco de que alunas e alunos, especialmente do primeiro ano, venham a ser prejudicados”, diz.

Por sua vez, a nota da Diretoria da FDUSP assinala que “a recente circular da Pró-Reitoria de Graduação atribui a cada docente, em consonância com a Unidade, consolidar a frequência dos estudantes no semestre e levar em consideração as situações específicas. “Existe consenso entre os Diretores das várias Unidades e a Reitoria de que ninguém será prejudicado, especialmente com o retorno à normalidade das aulas”, afirma o texto assinado pelos diretores Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara.

E a Carta dos Dirigentes informa que “Cada Diretoria, juntamente com as comissões de graduação e pós-graduação, docentes, servidores e representantes estudantis, tem se esforçado para planejar o andamento das atividades, garantindo a qualidade acadêmica e respeitando a diversidade das disciplinas e cursos oferecidos em sua Unidade. Esses arranjos estão obviamente limitados pelo período letivo de 2023, que se estenderá até o dia 22 de dezembro e cujo cadastramento de notas se encerrará em 9 de fevereiro, como previsto no calendário de 2024”.

Confira os documentos:

Nota da Faculdade de Direito da USP