Temas caros à Faculdade de Direito da USP, como a importância da liberdade de imprensa, a força da atuação do movimento estudantil da SanFran e o histórico de resistência da instituição ao autoritarismo foram tratados pelos diretores da FDUSP, Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara durante visita do jornalista Matheus Leitão (15/10). Outro tema que marcou o encontro foi sobre a celebração dos 200 anos da Faculdade, que serão completados em agosto de 2027.
Leitão foi convidado especial da professora Mara Regina de Oliveira, Filosofia e Teoria Geral do Direito, e do doutorando Davi Lago, para conversar com os alunos de graduação e de pós-graduação sobre democracia, direito e transparência a partir de sua série documental “Em Nome dos Pais”.
Netto é escritor e jornalista, com mestrado em jornalismo investigativo pela Universidade de Berkeley, na Califórnia. Em 25 anos de carreira, trabalhou em veículos de imprensa como revista
Época, Correio Braziliense, Folha de S. Paulo e Portal G1. Atualmente, é colunista de Veja. Venceu as mais importantes distinções de jornalismo da América Latina, como os prêmios Esso, Vladimir Herzog e o SIP, da Sociedade Interamericana de Imprensa. É também autor do best-seller “Em nome dos pais” e do documentário com o mesmo nome exibido na HBO, assim como do TEDx “O poder do diálogo e do perdão”.
Seu trabalho como investigador revelou, entre outras informações, o nome de três dos torturadores de seus pais e o paradeiro do corpo de um desaparecido político brasileiro, Epaminondas Gomes de Oliveira.
#fdusp #direitousp #democracia #liberdadedeexpressao