A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Especiais
Especiais

Por meio do Núcleo O Trabalho além do Direito do Trabalho, FDUSP entra na campanha contra a discriminação em estádios

Cartão vermelho para a homofobia e os preconceitos. Com esse lema, a campanha contra atos discriminatórios entra em campo. E para contribuir com ações desse porte o professor Guilherme Feliciano, Direito do Trabalho da Faculdade de Direito, esteve na Federação Paulista de Futebol (17/12), em conjunto com integrantes do Núcleo de Pesquisa e Extensão O Trabalho além do Direito do Trabalho (NTADT), para entrega de folders e cartilha (MPT). Pelo NTADT também esteve Thiago Barcelos, que responde pelo eixo relativo aos trabalhadores LGBTQIAPN+.

Os materiais foram entregues aos presidentes e vice-presidente da FPF, respectivamente, Reinaldo Carneiro Bastos e Mauro Silva; entre outros presentes que acompanharam a cerimônia.

Trata-se das campanhas massivas de informação e letramento para a inclusão e a diversidade, com foco nas torcidas (estádios) e nos profissionais de futebol (árbitros, atletas, pessoal administrativo etc.).

Conforme acrescentou Feliciano, um tour de force pelo fim dos “ismos” e das fobias criminosas nas arenas: racismo, etarismo, sexismo, capacitismo, LGBTfobia etc. “A pedra angular está posta. A ver agora a construção”, disse.

De acordo com o Guia da FIFA de boas práticas em matéria de diversidade e luta contra a discriminação, a diversidade deve ser respeitada e os torcedores devem respeitar os direitos humanos e fomentar a igualdade de oportunidades; não colocar a liberdade própria antes da liberdade dos demais; aceitação mútua e respeito; não reduzir as pessoas a membros de uma coletividade (por exemplo: com o intuito de “diminuir”, falar, com tom de ofensa, que alguém “só pode ser LGBT”); reconhecer que cada pessoa é única; respeitar-se e perceber-se mutuamente na dimensão social; reconhecer os conflitos como oportunidades para desenvolvimento; conviver de maneira pacífica.

 

#fdusp #direitousp #fpf #federacaopaulistadefutebol #esportes #futebol

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000