Oferecer capacitação profissional e preparar discentes para a participação nos processos seletivos de estágio nos escritórios de advocacia é o objetivo do projeto Incluir Direito, que está com inscrições abertas. O processo seletivo promovido pela Faculdade de Direito da USP, em convênio com o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) e a Fundação Arcadas, acontece até dia 25 de julho.
O projeto socioeducacional é destinado a discentes autodeclarados(as) negros(as) (pretos e pardos), em especial ingressantes pela reserva de vaga PPI, via FUVEST ou SISU, e regulamente matriculados(as) entre o 3º e o 8º semestres da Graduação. Nessa segunda edição, estão sendo oferecidas 15 vagas.
O programa promove a oferta de cursos complementares para o desenvolvimento de competências fundamentais ao perfil das vagas oferecidas por esses escritórios; bem como seis meses de curso de língua estrangeira (preferencialmente, inglês); Acompanhamento (mentoring) de cada discente, por meio de um(a) advogado(a) destacado(a) pelo Cesa, ao longo da permanência, de modo a potencializar e direcionar as experiências, e aumentar sua chance de sucesso nas seleções dos escritórios associados.
Tem ainda a função de propiciar a participação em processos seletivos de escritórios vinculados e fornecimento de auxílio para a aquisição de trajes sociais para entrevistas de seleção.