Lançado edital com etapas para o processo seletivo da Pós-Graduação na FDUSP

A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP lançou edital para inscrições no processo seletivo do programa, em nível de mestrado e doutorado. A organização é da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). As(os) candidatos(as) selecionadas(os) poderão iniciar seus cursos no primeiro ou no segundo semestre de 2025, conforme determinação e vagas disponíveis de cada orientador(a).

Conforme exposto no  edital, assinado pelo professor Gustavo Monaco (presidente da CPG), a FDUSP mantém um único Programa de Pós-Graduação em Direito, oferecendo os diplomas de mestrado acadêmico e doutorado acadêmico.

Há dez áreas de concentração, com 22 subáreas. São elas Direito Civil  (Direito Civil; História do Direito; Direito Romano); Direito Comercial; Direito do Trabalho e da Seguridade Social (Direito e processo do trabalho contemporâneos; Crítica marxista dos direitos sociais; Fundamentos históricos, princípios, direitos e garantias fundamentais do Direito do Trabalho e do Direito Processual do Trabalho: compreensão, aplicação e crítica; Saúde, Meio Ambiente do Trabalho, Subjetividade e 0Direitos Humanos); Direito do Estado (Teoria Geral do Estado; Direito Constitucional; e Direito Administrativo); Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia (Direito Penal; Criminologia); Direito Processual (Direito Processual Civil; Direito Processual Penal); Direito Econômico, Financeiro e Tributário (Direito Econômico e Economia Política; Direito Financeiro; Direito Tributário; Direito Ambiental); Direito Internacional e Direito Comparado (Direito Internacional Público; Direito Internacional Privado; Direito do Comércio Internacional); Filosofia e Teoria Geral do Direito (Filosofia e Teoria do Direito; Direito e Ciências Sociais); e Direitos Humanos.

Serão duas fases eliminatórias, compostas por prova de conhecimentos jurídicos (que possuirá também caráter classificatório sempre que houver mais de três candidatos por vaga) e seleção realizada pelos(as) orientadores(as) do PPGD. A prova de conhecimentos jurídicos (primeira fase) ficará ao encargo da Fuvest.

Confira mais detalhes. Inscreva-se: https://www.fuvest.br/Direito

#fdusp #direitousp #fuvest