Estado de Direito

Brasil vai às urnas escolher seus representantes. FDUSP alerta para o sentido da democracia

Neste domingo, um dos mais importantes para a história do País, os brasileiros vão às urnas para escolher seus representantes. São 156 milhões de eleitores aptos a votar.

A Faculdade de Direito da USP ratifica a importância de exercer o voto consciente e de forma  democrática.

Na urna, eletrônica, aferida por órgãos internacionais e nacionais como segura, o eleitor terá de escolher seus candidatos, na sequência, para deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), senador, governador e presidente da República.

O Tribunal Superior Eleitoral, que tem como presidente e vice-presidente Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, professores da FDUSP, informa que na cabine de votação, não é permitido o uso de aparelho celular, fotográfico, de filmagem ou de qualquer outro tipo que viole o sigilo do voto. O eleitor deve deixar o equipamento com o mesário antes de votar.

É possível, no entanto, levar a chamada “colinha”, anotada em papel, para não esquecer os números dos candidatos.

Em suas redes sociais, Moraes postou, nesta manhã: “A justiça eleitoral segue trabalhando para que todos tenham um domingo tranquilo e seguro. Boa votação”.

Ao longo dos últimos meses, a SanFran tem contribuído, por meio de seus professores, ajudando a alertar quando à lisura do voto. Ao mesmo tempo em que alerta para sobre a quantidade de fake news e acerca da importância de combate-las.

Além disso, neste final de semana, alguns professores da instituição atuaram na Observação Eleitoral, no Tribunal Regional Eleitoral, e muitos se mantêm em vigília para ajudar no processo eleitoral.

Uma das novidades deste ano é que todo o país votará das 8h às 17h de acordo com o horário de Brasília, permitindo que a apuração comece logo após o fechamento das urnas em todos estados. Também há um novo modelo de urna, com processador mais rápido do que a anterior.

Na hora do voto é preciso levar um documento com foto. A consulta sobre o local de votação pode ser feita no site do TSE.

O endereço é https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome