Destacada professora de Direito do Trabalho e pioneira na academia jurídica brasileira, nasceu em 17 de janeiro de 1920, se formou pela Faculdade de Direito da USP na década de 1950. Em 1976 iniciou sua carreira de docente, sendo a primeira mulher a se tornar professora titular na FDUSP.
Nair também exerceu a função de vice-diretora na instituição. Contribui para a divulgação científica no Brasil por meio do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da USP. Sua colaboração com Reis reforçou o compromisso com a educação e a ciência.
É autora e organizadora de diversos livros e ensaios jurídicos. Entre suas obras destacam-se “A pessoa excepcional e a legislação brasileira”, de 1963, e “Curso de Direito do Trabalho” de 1983, que são referências na área do Direito do Trabalho.
Ainda como incentivadora da ciência no País, fez parte do grupo de professores responsáveis pela criação da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da USP e ingressou na Academia Nacional de Direito do Trabalho em 1979.