O pioneirismo da mulher em todos os postos da sociedade está registrado na trajetória da professora Anna Cândida da Cunha Ferraz, docente sênior no Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP.
É graduada na FDUSP, na Turma de 1956. Na instituição concluiu mestrado (1974), doutorado (1982) e a livre-docência (1994). Entre as áreas de atuação, está o Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos fundamentais, direito constitucional, jurisdição constitucional, controle de constitucionalidade e constituição de 1988.
Foi a primeira mulher a chefiar a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. À época, outras carreiras jurídicas estavam distantes de ter chefes mulheres.
Publicou diversas obras, como o livro “Competências na Constituição”, de 1988, em que discute a repartição de competências entre União, Estados e Municípios sob à luz da Constituição Federal de 1988. Foi autora de diversos artigos e capítulos de livros jurídicos, abordando temas de Direito Constitucional e de Administrativo, além de passar pelos campos do Direito Tributário, do Direito Internacional, e dos Direitos da Personalidade.