Formada em 1965, em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fernanda Dias Menezes de Almeida concluiu o mestrado na Faculdade de Direito da USP em 1980, com a tese “Imunidades parlamentares (1980)” e o doutorado pela instituição com a tese “Repartição de competências na Constituição brasileira de 1988”, em 1991. Iniciou a carreira docente na FDUSP em 1974, como auxiliar de ensino contratada do Departamento de Direito do Estado. Em 1985 passou a ser docente assistente efetiva; em 1990, professora doutora; e em 2012, professora sênior.
Dedicou parte de seu tempo ao estudo do Direito, seguindo carreira acadêmica na FDUSP. Ministrou disciplinas ligadas ao Direito Constitucional e temas relacionados à Constituição e à repartição de competências. Ao lado da carreira docente, conciliava a maternidade e outras atividades profissionais.
Fez carreira como Procuradora do Estado, na qual ingressou em primeiro lugar, e exerceu funções de chefia e de Subprocuradora Geral na área de consultoria.