É graduada (1998), doutora (2004) e livre-docente (2011) pela Faculdade de Direito da USP, onde atualmente é Professora Titular de Direito Penal e Vice-Diretora eleita (mandato de 2022 a 2026).
Diretora da Área de Gênero, Relações Étnico-Raciais e Diversidades na Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP.
Participa como investigadora dos seguintes grupos internacionais de pesquisa:
(I) Aporofobia y Derecho Penal, financiado pelo Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades (Espanha); (II) Crime e Castigo: História do Direito Penal e das Ciências Criminais, junto à Universidade de Lisboa; (III) International Academic Network for the Abolition of Capital Punishment (Espanha); e (IV) Red de Investigación Respuestas a la corrupción asociada al crimen organizado transnacional, financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia da Colômbia.
Foi pesquisadora convidada junto ao Max Planck Institut für ausländisches und internationales Strafrecht (2009); à Rheinische Friedrich Wilheims Universität Bonn (2009) e à Universidad de Salamanca (2010).
É professora visitante da Universidad de Salamanca desde 2011, sendo docente do Programa de Doutorado "Estado de Derecho y Gobernanza Global" e do "Máster en Estudios Brasileños".
É membro do conselho editorial de inúmeros periódicos especializados, bem como de associações técnico-científicas nacionais e estrangeiras. Junto ao Governo do Estado de São Paulo, foi membro do Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária; do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; e do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria de Administração Penitenciária.
Tem como principais linhas de atuação teoria do bem jurídico; hermenêutica penal; combate à corrupção; e questões de gênero e Direito.