A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
BIBLIOTECA
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
EM ATIVIDADE
SENIORES
EMÉRITOS
APOSENTADOS
GALERIA DE PROFESSORAS
PROFESSORA
Ivette Senise Ferreira

Ivette Senise Ferreira

Professora titular de Direito Penal da Faculdade de Direito da USP, Ivette Senise Ferreira foi a primeira mulher eleita para dirigir a mais importante Faculdade de Direito do Brasil. Referência na matéria penal, é formada nas Arcadas em 1957, local onde ingressou como docente ainda nos anos 1970. Aprofundou-se inicialmente, em várias áreas, como organizações internacionais, história das ideias políticas e direito constitucional comparado, até chegar em seus estudos doutorais, em 1982.

Como professora formou um extenso número estudantes na Graduação e na Pós-Graduação, bem como pesquisadores. Incentivadora do aprofundamento em pesquisas, foi destaque em temas que à época eram polêmicos, como o aborto legal, que pautou sua tese de doutoramento. Livre-docente (1988), alcançou o cargo de professora titular (1994), com o tema sobre a tutela penal do patrimônio cultural.

Nome de pioneirismo no ensino jurídico, Ivette assumiu a diretoria da instituição, como a primeira mulher a ocupar o cargo, após mais de 170 anos de história. Eleita em 1997, a docente venceu resistências e abriu caminhos até então fechados.

Nascida em Catanduva (São Paulo), em 12 de setembro de 1934. Ingressou nas Arcadas no ano de 1953, graduando- se em 1957. Realizou, em seguida, de 1958 a 1959, o curso de pós-graduação em Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade de Paris.

Durante onze anos foi advogada militante em São Paulo e a tese intitulada A Tutela Penal do Patrimônio Cultural, uma obra completa do Direito Ambiental, levou-a, com louvor, à titularidade nesta Academia de Direito. Sendo a tese de doutoramento O Aborto Legal, apresentada à FDUSP, em 1982, até hoje consultada por professores e alunos.

Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000