Odete Medauar ingressou na Graduação em 1963 e formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da USP em 1967. Obteve os títulos de mestrado (1975) e doutorado (1978) também pela FDUSP. No mestrado, que iniciou em 1972, foi orientada pelo professor José Cretella Júnior e elaborou o trabalho intitulado “Da tutela administrativa”, com foco em Direito Administrativo na subárea de Direito Público. Já no doutorado, que iniciou em 1976, orientada pelo mesmo docente, produziu o trabalho “Da retroatividade do ato administrativo”.
Sua carreira teve ênfase em Direito Administrativo, produziu artigos, livros e atuou, para além dessa área, nos temas relacionados a Direito Ambiental, Administração Pública, Direito Urbanístico e Contrato Administrativo.
De 1978 até 1994 trabalhou as aulas na docência com o professor José Afonso da Silva na disciplina Direito Urbanístico, assumindo, em 1987 e 1988, a responsabilidade pela disciplina. A partir de 1981, quando obteve a livre-docência pela FDUSP, começou a ministrar a disciplina de Direito Administrativo. Na pós-graduação, foi professora responsável e orientadora desde 1983 em disciplinas nessa mesma área de Direito Administrativo. Em 1993 se tornou professora Titular de Direito Administrativo, por concurso público realizado em maio e, a partir de 1995, foi responsável pela disciplina de Direito Urbanístico até sua aposentadoria.
Foi vice-diretora da FDUSP de outubro de 1994 a outubro de 1998. A docente também exerceu funções no setor público, tendo sido Procuradora do Município de São Paulo. Odete é amplamente citada em obras acadêmicas e suas publicações são referência na área de Direito Administrativo. Seu livro "Direito Administrativo Moderno" é considerado uma das principais obras sobre o tema.