Yonne Dolácio de Oliveira fez doutorado em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da USP (FDUSP), tendo sido aprovada, com a tese “Tipicidade no Direito Tributário Brasileiro”, em 1978. Essa tese foi publicada pela editora Saraiva em 1980, sob a forma de livro.
É graduada pela Faculdade de Direito da USP, tendo concluído o curso em 1953, fazendo parte da antiga turma 121. Na data de 18.08, do ano de 1988, foi aprovada no concurso para exercício da livre docência na FDUSP, com a tese “Contribuições para intervenção do domínio econômico no direito tributário brasileiro”. Ocupou o cargo de professora doutora e associada no Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário (DEF), ministrando disciplinas relacionadas com o ramo do Direito Tributário, até o ano de 2004 quando faleceu em decorrência de um ataque cardíaco.
Foi professora no Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT), assim como juíza do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) do Estado de São Paulo, além de ter sido membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Responsável por extensa produção intelectual (artigos, monografias, livros e palestras), escreveu “Tipicidade no Direito Tributário Brasileiro” (1978), tese de doutorado; “Empréstimo Compulsório instituído pelo decreto-lei 2.047/83, princípio da anterioridade” (1987); “Contribuições para intervenção do domínio econômico no direito tributário brasileiro” (1988); “Imunidades e isenções” (1988), e muitos outros.