A Diretoria da Faculdade de Direito havia solicitado aos Professores que programassem a retomada das aulas para este dia 3 de outubro, dando igualmente ciência deste propósito à Congregação. Confiava-se que o reinício das aulas nesta data fosse presencial, com o restabelecimento do direito de ir e vir de toda a comunidade acadêmica e a devolução dos prédios à finalidade pública a que estão afetos, que são o ensino, a extensão e a pesquisa.
A decretação pelo governo estadual de ponto facultativo para o dia de hoje exigiu o adiamento para amanhã, dia 4 de outubro, do reinício das aulas da graduação e da pós-graduação. Quanto à forma, infelizmente, ainda prevalecem as restrições de acesso ao edifício histórico, não obstante as reiteradas solicitações da Diretoria e da abertura da Universidade para o diálogo com os alunos sobre suas reivindicações e pautas. Sugere-se, assim, que as aulas sejam ministradas on line, dos dias 4 a 11 de outubro p.f., podendo ser retomadas de modo presencial a qualquer tempo, em sendo finalmente liberado o acesso à Escola.
Cumpre esclarecer aos Professores que a adoção do formato on line faz-se exclusivamente com o objetivo de impedir eventuais conflitos, que não codizem com ambiente acadêmico. Diante de seu caráter excepcional e temporário, dos apelos de Professores e alunos para a retomada das aulas e dos prejuízos que a continuidade da paralisação causaria a todos, a Diretoria entende justificável a adoção do formato on line.
As respectivas instruções técnicas estão disponíveis no seguinte link: https://direito.usp.br/pca/arquivos/a2ade94b24cb_orientacoes-google-meet-rev1.pdf
Considerando as possíveis dificuldades de alguns alunos para o acompanhamento das aulas on line, sugere-se aos Professores que não controlem frequências ou realizem avaliações até o dia 11 de outubro p.f.. Pela mesma razão, pede-se que as aulas sejam gravadas para posterior disponibilização aos estudantes que não tiverem condições de as acompanhar em tempo real.
Independentemente do restabelecimento das aulas por via remota, a Diretoria seguirá tomando as medidas cabíveis para que a volta presencial de todos à Escola aconteça com a maior brevidade possível e conta com a colaboração e o diálogo com os estudantes, considerando serem eles os maiores prejudicados pela situação.
Arcadas, 3 de outubro de 2023.
Celso Fernandes Campilongo