Comando da Polícia Militar atende pleito da FDUSP e cria rota segura

Confira mapa elaborado pelo Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento na região central

Após a reunião dos dirigentes da Faculdade de Direito da USP, professores Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara, diretor e vice-diretora, com o comandante interino do 7º Batalhão da PM, Major Fabiano João Côrrea (09/03), a Polícia Militar divulgou, na tarde de domingo (13/03), os mapas que irão garantir a segurança de alunos, servidores e professores, no entorno da região central.

“Foram elaboradas três rotas seguras pela nossa Agência de Inteligência, visando minimizar os riscos aos alunos, mestres e funcionários dessa instituição, após o encerramento das atividades do período noturno, estimado para ocorrer por volta das 23h”, escreveu Côrrea.

Para facilitar o acesso de todos, foram preparados o mapa diretamente pela plataforma "Google Mapas", de modo que a legenda indicará o trajeto de cada um dos pontos a serem seguidos, com a devida estimativa de tempo de caminhada.

Tal mapa está recebendo o último refinamento para que a leitura e compreensão adequada seja atingida de fato, estimando-se que deve ser encaminhado para estes mesmos endereços eletrônicos até amanhã, de forma definitiva. Será gerado um link para acesso rápido por meio de qualquer tipo de plataforma, inclusive o celular.

O Major ressaltou que, durante vistoria do local (período noturno), ficou evidenciado que não é recomendável aos alunos, professores e funcionários se dirigirem à Estação Sé do Metrô, pois, apesar de uma excelente iluminação, o trecho é longo e possuí muitas rotas de fuga que podem facilitar ações criminosas. “Logo, o ‘tempo de exposição’ dos alunos e funcionários neste trecho podem lhes trazer maior vulnerabilidade”, acrescentou.

Para quem irá fazer uso do Metrô, a recomendação é que seguir a "rota 1" que dará acesso à Estação Anhangabaú do Metrô. Poderá realizar as transferências para a linha azul na Estação Sé ou para a linha amarela na estação República.

Para quem irá pegar ônibus, a recomendação é a "rota 2". Deverão seguir por meio da passarela de acesso ao Terminal Bandeiras, local que receberá uma patrulha no horário indicado ou a "rota 3" que dará acesso ao bolsão de ônibus localizado no início da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, de modo a ampliar as opções de linhas de transporte público para o deslocamento destas pessoas.

“Reforço que as rotas sugeridas contemplarão posicionamento de policiamento entre 22h30 e 23h30 e devem atender à maioria dos usuários”, acrescenta.

ROTA SEGURA