A Faculdade de Direito de da Universidade de São Paulo foi criada em 11 de agosto de 1827 por lei do imperador Dom Pedro I, data que consta a criação dos Cursos Jurídicos no Brasil, em São Paulo e Olinda (Recife).
Alguns registros, dão conta da solenidade de instalação do curso jurídico em São Paulo, em 1º de março de 1828, quando já se havia definido o Largo São Francisco como abrigo do curso. "A Academia de S. Paulo – Tradições e Reminiscências", de Almeida Nogueira.
Segundo consta, a turma de São Paulo iniciou os estudos em 1828, graduando-se em 1832. No entanto, a primeira turma a formar-se nas Arcadas foram seis estudantes brasileiros que pediram transferência de Coimbra (Portugal) e concluíram seus estudos em 1831.
Em Olinda, por sua vez, a instalação do curso, no Mosteiro de São Bento, aconteceu aproximadamente dois meses após São Paulo, a 15 de maio de 1828. E a primeira turma de 37 bacharéis em Ciências Jurídicas formou-se em 1832.
Algumas das informações históricas podem ser consultados no acervo documental do Arquivo da Faculdade de Direito da USP.