A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
COMISSÃO
graduação, excelência em ensino superior, USP

Comissão de Graduação

A Comissão de Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) tem como missão primeira traçar diretrizes e zelar pela execução dos programas da área de ensino. Linha adotada na direção de oferecer ensino de excelência aos quase 2.500 alunos, sendo que 460 ingressam anualmente na instituição, advindos de todas as partes do país.

A FDUSP, portanto, tem um dos mais capacitados corpo docente no Brasil. São, no mínimo, doutores em Direito. Com cerca de 150 professores, ainda é responsável por parte da produção científica brasileira, seja diretamente, seja em organização e coordenação de trabalhos.

Para cumprir seus objetivos, a Comissão segue as regras de acordo com orientação estabelecida pelos Órgãos Colegiados Superiores da USP. O trabalho é feito por seus membros docentes, cujo mandato é de dois anos, permitida a recondução e renovando-se, anualmente, a representação, pelo terço.

Conforme o primeiro parágrafo da norma da USP, “em cada Unidade Universitária há uma Comissão de Graduação (CG), cuja composição é determinada pelo Regimento da Unidade, observado o § 1º do artigo 48 do Estatuto da Universidade de São Paulo.

Presidente e vice-Presidente, integrantes como membros natos, são escolhidos pela Congregação, em votação secreta, mediante eleição em chapas. O escrutínio ocorre na primeira reunião após o início do mandato do Diretor e na primeira reunião que se seguir ao término do primeiro biênio do mandato do Diretor.

O Presidente será substituído, em suas faltas e impedimentos, pelo Vice-Presidente, que assumirá as atribuições ordinárias da função, inclusive as de participação em colegiados. É possível recondução de ambos, submetidos a nova eleição pela Congregação.

 

Para além de detalhar as questões básicas, o Projeto Pedagógico para o curso de Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo é composto por inovações importantes no sendito de bem formar seus discentes. Há, por exemplo, ampliação das disciplinas optativas. Traz ainda inovações na organização curricular, com valorização da pesquisa e extensão.

Traz conteúdos curriculares detalhados, com nomes e cargas das disciplinas obrigatórias e optativas. Também, questões de estágio curricular supervisionado; atividades complementares; trabalho de conclusão de curso e outros.

Além disso, oferece apoio e acompanhamento aos estudantes para assegurar que as políticas de inclusão sejam plenas e efetivas, buscando instrumentos para assegurar que atinja seus objetivos e permita a permanência de seus alunos. Cria, portanto, condições para que o discente possa aproveitar as oportunidades e desempenhar todo seu potencial acadêmico, vedada qualquer discriminação ou constrangimento dos ingressantes.

 

RESOLUÇÃO COG 3741/90

 

ESTATUTO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

 

PROJETO PEDAGÓGICO DA GRADUAÇÃO

 

RELATÓRIOS MENSAIS (Deliberação CG-FD Nº 02/2018)

 

Telefones
(+5511) 3111-4046      |       (+5511) 3111-4095

 

Endereço
Largo de São Francisco, 95 - Edifício Anexo I - 2 º andar
01005-010 • São Paulo/SP - Brasil

 

Horário de Atendimento
De 2ª a 6ª feira, das 10h00 às 14h00 e das 16h00 às 20h00

Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000