A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, principal Academia de Direito do País e a mais antiga – perto de completar seu bicentenário –, busca ofertar excelência de ensino superior aos ingressantes em seus quadros de Graduação e Pós-Graduação. Segue, portanto, diretrizes fundamentais para o desenvolvimento do Plano Acadêmico a considerar a pluralidade e a diversidade de áreas e abordagens da Unidade e da Universidade.
Dentro desse escopo está sua preocupação central de comprovação de qualidade, passível de aferição por padrões de avaliação e pela promoção de uma cultura da qualidade. Ou seja, à frente de ser uma escola pública não basta apenas formar bons profissionais. É preciso ter compromisso, produzir pesquisas úteis e de qualidade e, adiante, provocar o pensamento crítico nos seus alunos.
Para cumprir esse e os demais desafios, a contribuir para com o desenvolvimento do país, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco tem à frente de sua administração seu órgão colegiado máximo, que é a Congregação.
Esta formada pelo Diretor, Vice-diretor, Presidentes das Comissões de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária, Chefes de Departamento, todos os Professores Titulares (membros natos), parte dos Professores Associados e dos Professores Doutores (eleitos), um representante dos Professores Assistentes (eleito), quatro representantes dos discentes (eleitos) e três dos servidores não-docentes (eleitos).
Também estão a contribuir com parte da administração superior, o Conselho Técnico-Administrativo, bem como as Comissões de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa, e de Cultura e Extensão Universitária.
Nessa engrenagem, somam-se à condução dos trabalhos, nove Departamentos, organizados por áreas de especialização. Estes com o engajamento de inúmeros docentes, para reforçar a maturidade institucional, tendo autonomia para reger diferentes regimes de trabalho e das exigências de titulação de seus professores.
Essa estrutura tem sido fundamental para fazer da FDUSP uma instituição nacional. Mais do que isso, uma referência de conhecimento e de importância no cenário institucional, a contribuir com a formação dos quadros do Judiciário, com ministros de Tribunais Superiores e tantos outros magistrados, magistradas, advogados, advogadas, homens e mulheres que ocupam posições de destaque nos mais diversos organismos públicos e privados.
As incumbências da Congregação estão no Art. 39 do Regimento Geral da USP.
DEPARTAMENTOS DA FACULDADE DE DIREITO DA USP
| DTBS - Direito do Trabalho e da Seguridade Social
| DPM - Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia
| DEF - Direito Econômico, Financeiro e Tributário